O Estúdio Timbuktu, em Lisboa, volta a acolher este Verão o Timbuktu Summer Jazz Workshop, que combina formação intensiva com criação colectiva.
De 7 a 11 de Julho, músicos nacionais e internacionais orientam masterclasses e dirigem combos naquela que é a segunda edição da iniciativa, culminando numa apresentação final aberta ao público e que será alvo de registo em áudio e vídeo. Com foco no trabalho de ensemble, cada grupo terá a oportunidade de interpretar música dos orientadores sob a sua direcção artística. As inscrições têm um custo de 200€ e devem ser feitas através do endereço de e-mail [email protected] até ao dia 15 de Junho.
O workshop conta com cinco nomes de peso no panorama do jazz contemporâneo: António Loureiro, Sara Serpa, Carlos Azevedo, Ohad Talmor e João Mortágua, cada um responsável por um dia do programa. Os quatro primeiros dias dividem-se entre masterclasses de manhã e aulas de combo à tarde. No último dia, a manhã é reservada para a última masterclass, e a tarde para ensaios, estando no slot final da programação os concertos abertos ao público, já da parte da noite.
As candidaturas privilegiam ensembles (mínimo quarteto, máximo septeto), mas os músicos individuais também poderão ser integrados em grupos já existentes ou formados para o efeito. Caso não seja possível a sua integração, poderão participar apenas nas masterclasses matinais. O programa completo divide-se da seguinte forma:
Horário de 7 a 10 de Julho:
[10h – 12h] Masterclass
[13h – 14h30] Combo l
[14h30 – 16h] Combo II
[16h30 – 18h] Combo III
Horário 11 de Julho:
[10h – 12h30] Masterclass
[14h – 19h] Ensaios Ensembles / Ensaio de Som
[20h30] Apresentação de Ensembles
View this post on Instagram