A Casa da Música, no Porto, vai ter no dia 21 de Abril um dos acontecimentos mais aguardados da sua temporada de 2026: a estreia em Portugal de Manifeste, o novo e ambicioso projecto do pianista e compositor arménio Tigran Hamasyan. A actuação decorre na Sala Suggia e os bilhetes custam entre 30 e 50 euros.
Após memoráveis concertos no nosso país em 2022 e 2025, o artista regressa para apresentar a sua próxima obra discográfica, descrita como uma fusão cinematográfica das suas raízes folk arménias com a intensidade do rock progressivo, o misticismo coral e as texturas electrónicas. Manifeste será editado a 6 de Fevereiro e já tem três dos seus temas — “Years Passing”, “Dardahan” e “War Time Poem” — disponíveis para escuta nas plataformas digitais.
A noite da apresentação do LP no Porto promete ser um ritual sonoro de transcendência, materializado por uma formação composta por músicos de excepção. Em palco, Hamasyan reunirá uma impressionante secção rítmica que inclui o baixista Marc Karapetian e os baterista Matt Garstka e Nate Wood, com quem tem vindo a colaborar frequentemente. A eles juntam-se o Coro de Câmara Estatal de Erevan, sob a direção de Kristina Voskanyan, e outros instrumentistas de elite, prometendo uma experiência auditiva que, segundo nos aponta um comunicado, funciona como “um verdadeiro manifesto sonoro onde o humano, o digital e o sagrado se entrelaçam.”