pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Adriano Ferreira Borges
Publicado a: 23/11/2023

MIKE, Swans, Lawrence English e Alabaster DePlume são alguns dos nomes que passam por Braga.

Theatro Circo e gnration revelam as agendas para o primeiro quadrimestre de 2024

Texto: ReB Team
Fotografia: Adriano Ferreira Borges
Publicado a: 23/11/2023

Em Braga, os primeiros quatro meses de 2024 estão bem apetrechados de concertos, conforme podemos notar na recentemente revelada programação para as duas principais salas da cidade, o Theatro Circo e o gnration. A cidade que se prepara para assumir a condição de Capital Portuguesa da Cultura em 2025 deu ontem a conhecer uma nova estratégia para a gestão artística de dois dos seus principais equipamentos culturais, o Theatro Circo e o gnration: Luís Fernandes assume a missão de direcção artística de ambos os espaços e Ilídio Marques, até aqui com responsabilidades na comunicação, assume a programação musical do gnration. “Complementaridade” é palavra chave nesta estratégia.

No Theatro Circo, os primeiros a subir ao palco são Carlos Bica, João Barradas, Daniel Erdman e DJ Illvibe, que juntos vão conduzir o espectáculo “Playing with Beethoven” em jeito de celebração dos 250 anos do nascimento do compositor alemão (13 de Janeiro). Catarina Carvalho Gomes mostra ao vivo o álbum de estreia, Novas Canções da Terra, no dia 27 do mesmo mês. No início de Fevereiro há Cristina Branco (dia 3), que trará consigo na bagagem o seu novo disco, Mãe. Os Swans, de Michael Gira, vão contar com a preciosa ajuda de Maria W Horn naquela que será a primeira apresentação em Portugal do seu último The Beggar (20 de Fevereiro). Em estreia absoluta estará o projecto Cara de Espelho (24 de Fevereiro), que é formado pelos músicos Nuno Prata (Ornatos Violeta), Pedro da Silva Martins (Deolinda, Ana Moura, António Zambujo) e Maria Mendes (A Naifa). Dia 24 de Março é dedicado à colaboração entre o Soundwalk Collective e Patti Smith, que juntos apresentam Correspondences perante uma casa com lotação esgotada. A finalizar, Joe Lovano Trio Tapestry traz-nos o saxofonista norte-americano ao leme de um conjunto que também contempla as presenças de Marilyn Crispell (piano) e por Carmen Castaldi (bateria), para uma actuação que girará em torno de Our Daily Bread, dia 11 de Abril.



Do lado do gnration, a agenda não será menos movimentada. Tudo começa com o espetáculo audiovisual “ROTOЯ – SONIC BODY” (12 de janeiro), que mistura som, projecção de vídeo, LEDs e uma câmera de 360°, levada a cabo por Peter Kutin e Patrick Lechner. Corpo-escuta / a body as listening, da pianista e compositora Joana Sá, é apresentado num concerto a solo a 26 de Janeiro. Dia 3 de Fevereiro, Pedro Lima dá a conhecer o seu disco de estreia ao vivo, Talking about my generation. No dia 17 do mesmo mês, o artista multimédia loscil junta-se ao artesão sonoro e compositor Lawrence English. Segue-se um novo cruzamento imperdível no dia 23, desta vez entre o guitarrista Steve Gunn e o pianista David Moore, que interpretam em Braga Reflection vol.1: Let the Moon be a Planet na mesma noite em que Tiago Sousa assina uma performance a solo de órgão e piano. MIKE (29 de Fevereiro), prestigiado rapper de culto norte-americano, regressa a Portugal com novos temas na mala de viagem, ele que editou recentemente o LP Burning Desire.

Nome em destaque na cena contemporânea do jazz, Alabaster DePlume editou Come With Fierce Grace há um par de meses e tem uma actuação marcada para o gnration no dia 2 de Março. Jards Macalé vai misturar composições originais com alguns clássicos da música brasileira durante a sua passagem pela sala bracarense (15 de Março). As ideias de espaço, cosmos, vastidão e vazio vão ser exploradas no dia 23 do mesmo mês através da parceria estabelecida entre a produtora britânica Nik Colk Void e o artista digital francês MAOTIK. A 5 de Abril, Rodrigo Amado surge a liderar uma nova formação, que é composta por Alexander von Schlippenbach (piano), Ingebrigt Håker Flaten (contrabaixo), e Gerry Hemingway (bateria). 12 de Abril é dedicado às mulheres que têm desbravado terreno na cena electrónica e traz para o palco um par de shows distintos, com os nomes de Nabihah Iqbal e XEXA no cartaz. O mapa musical do gnration para os primeiros 4 meses de 2024 encerra com a festa do 11º aniversário do espaço bracarense, que se celebra a 27 de Abril com um dia bem preenchido: Mafalda BS, Mutu, Goela Hiante (de Adolfo Luxúria Canibal e Marta Abre), África Negra, HHY & The Kampala Unit e James Holden são os projectos em evidência.

A programação completa do Theatro Circo pode ser consultada aqui, enquanto que o calendário do gnration se encontra alojado neste link. Há ainda um vídeo a dar conta da apresentação destas duas agendas ao qual podem assistir de seguida.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos