pub

The Rap Year Book: uma cronologia biográfica do hip hop

[FOTOS] Arturo Torres

 

Uma viagem de 1979 até 2015 com direito a paragens para análise e reflexão do que se passou nos últimos 36 anos de hip hop. É esta a proposta audaz do escritor Shea Serrano, escritor e colaborador do site Grantland.com, no seu mais recente livro The Rap Year Book: The Most Important Rap Song From Every Year Since 1979, Discussed, Debated, and Deconstructed. Em 240 páginas – que podem ser encontradas facilmente nas lojas online da especialidade – Serrano aborda as mais importantes canções de cada ano da história do hip hop, desde a época em que o rap foi considerado elemento fundamental de uma paisagem cultural e musical até ao presente.

O livro conta com a colaboração de Ice-T – que foi acompanhando o processo de escolhas dos temas – e também de Arturo Torres – que trabalhou, de forma brilhante, as ilustrações da obra e infográficos. Esta cronologia biográfica do movimento também examina alguns dos momentos mais importantes que rodeiam a história do rap – desde as origens de rappers e o envolvimento em causas raciais, o crescimento do hip hop e as dificuldades de alguns dos mais icónicos elementos numa viagem entre a Costa Leste a Costa Oeste “que é um olhar profundo no género musical mais influente que emergiu da última geração”, como se lê na sinopse desta narrativa ilustrada.

 

the rap book dr

 

Esta é mais uma obra relacionada com o hip hop de Shea Serrano, que já tinha editado, em 2013, Bun B’s Rap Coloring and Activity Book, um divertido livro de passatempos mais ou menos infantis – depende da disposição de cada um – que sugere pinturas e ilustrações de artistas como Bun B, Queen Latifah, Drake, Talib Kweli, Ice-T, Common, Wiz Khalifa, Ludacris, LL COOL J, Questlove ou Mac Miller.

aqui um excerto do livro em que Shea Serrano disseca o tema “Still Trippin’” de Mike Jones.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos