pub

Publicado a: 15/04/2015

The Miseducation of Lauryn Hill ganha estatuto de imortalidade

Publicado a: 15/04/2015

É um dos discos mais marcantes da década de 1990 e, a cada dia que passa, ganha cada vez mais importância na história do hip hop e da cultura norte-americana: The Miseducation of Lauryn Hill, o disco de estreia de Lauryn Hill, de 1998, vai ser integrado na lista anual de álbuns seleccionados pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e que vão integrar o catálogo de preservação da instituição.

Hill junta-se, assim, a uma lista de nomes eternos que conta já com artistas como Miles Davis, Aretha Franklin ou B.B. King. Todos os anos, a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos escolhe um conjunto de discos ou gravações para, de certa forma, ganharem um selo de imortalidade pela “importância cultural, artística e/ou histórica para a sociedade americana e para o legado sonoro da nação”.

Esta distinção de The Miseducation… junta-se a outras recebidas pelo álbum que já vendeu, nos EUA, mais de oito milhões de cópias. Em 1999, conseguiu dez nomeações para a 41ª cerimónia dos prémios Grammy, de onde Lauryn Hill saiu com cinco gramofones dourados.

Na escolha deste ano da Biblioteca do Congresso entram ainda Stand!, dos Sly & The Family Stone, de 1967; o single “Stand By Me”, de Ben E. King, editado em 1961; o disco homónimo de estreia dos The Doors (também de 1967); OK Computer dos ingleses Radiohead (de 1997); ou ainda outras gravações como o álbum de comédia de Steve Martin, A Wild and Crazy Guy.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos