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Publicado a: 23/08/2018

The Library Music Film: “a melhor música que nunca ouviste” vai dar um documentário

Publicado a: 23/08/2018

[ENTREVISTA] Rui Miguel Abreu

Há uma página oficial no Facebook que tem vindo a alimentar a expectativa que justificadamente existe em torno de The Library Music Film, um ambicioso documentário em que o músico e compositor Shawn Lee funciona como narrador e condutor de uma aventura que nos leva dos Estados Unidos a Inglaterra e daí a França ou Itália, pólos naturais do universo da Library Music.

A Library Music, ou música de produção, há pelo menos duas décadas que é alvo de um constantemente renovado fascínio por parte de coleccionadores e produtores de hip hop. Nas rodelas de vinil de míticos selos como a De Wolfe, KPM, Bruton, Montparnasse 2000, Intervallo, Peer, etc, muitos foram os beatmakers que encontraram matéria prima de qualidade elevada para adornarem as suas criações. A recente leva de reedições de material das até aqui praticamente inalcançáveis edições italianas ou as muitas compilações feitas a partir dos arquivos das etiquetas britânicas de Library são provas concretas da importância desta música que sempre se alargou dos grandes discursos orquestrais às mais imaginativas produções electrónicas, dos mais fundos grooves de toada jazzy aos mais desejados breaks de funk. É um universo incrível que agora merece tratamento documental sério.

O Rimas e Batidas antecipa a estreia em Outubro deste filme com uma entrevista ao realizador e produtor de The Library Music Film, Paul Elliott.

 



Para começar, conta-nos mais sobre o assunto do filme: apesar de já ter sido explicado em artigos, livros e entrevistas, a Library Music ainda é um mistério para muitos e objecto de fascínio para outros. Agora que vocês viajaram pelo mundo para desvendar este mistério, como é que definirias esta música?

Library Music é a melhor música que nunca ouviste. Ou talvez tenhas ouvido, mas não te apercebeste porque estava num programa de televisão ou anúncio… É o melhor de todos os géneros e estilos, que utilizou alguns dos melhores compositores do mundo, músicos, engenheiros e estúdios. Dito isto, existem milhares de registos library que são maus ou medíocres, mas quando encontras o crème de la crème não existe melhor música no planeta. Acho que algum do fascínio que existe deve-se ao facto de ser difícil de encontrar e de que quando encontras e é bom… é realmente bom! Mas para responder à tua questão inicial: Library Music é música não-comercial feita especificamente para ser utilizada em filmes, televisão, anúncios, rádio, etc.

O filme explora a era dourada da Library — do final dos anos 60 até meados dos anos 80 — e viajámos pelo mundo para falar com alguns compositores e músicos lendários, pioneiros da library, donos de estúdios, chefes de library, coleccionadores de discos, fãs de library e produtores, DJs e tastemakers.

Foi durante meados dos anos 90 com compilações como a Sound Gallery que este mundo começou a ter alguma atenção. Demorou 20 anos a aparecer um projecto como o The Library Music Film. Há quanto tempo é que isto está a ser feito?

O Shawn Lee teve a ideia para o filme há cerca de 10 anos. Há anos que eu era amigo e trabalhava com o Shawn em música, projectos cinematográficos e, depois de ter filmado com ele para outro documentário que estava a fazer (com o colega cineasta Sean Lamberth), falámos sobre Library Music e a sua ideia para este filme. Eu achei que era uma grande ideia porque ninguém tinha contado a história desta música fascinante… por isso fizemos nós! Isso foi há 3 anos.

O Shawn Lee lançou montes de discos inspirados pela Library Music e é uma escolha natural para narrador ou “condutor” da narrativa. Foi esse o papel dele nesta obra, certo? 

O Shawn tinha o conceito original para o filme e ele esteve sempre connosco desde que eu me tornei director, editor, etc. com o Sean Lamberth… cerca de 50 entrevistas em 5 países durante 3 anos. Que aventura! Nós divertimo-nos, conhecemos pessoas incríveis e ouvimos música incrível.

Fala-nos sobre todas as pessoas que entrevistaste neste filme: todos os nomes grandes participam, do Alan Hawkshaw ao Janko Nilovic. Foram difíceis de encontrar? Eles ficaram surpreendidos por existir uma nova geração que está interessada em ouvir as suas histórias?

Algumas das pessoas foram fáceis de encontrar, outros foram incrivelmente difíceis de encontrar e outros encontrámos pelo caminho. Library Music é uma comunidade pequena mas global com pessoas verdadeiramente prestáveis, entusiásticas e talentosas. Muitas delas entraram no filme sem problemas porque perceberam que era um projecto feito com bastante paixão e com o objectivo de mostrar esta música incrível a outras pessoas. Alguns dos compositores menos conhecidos ficaram surpreendidos por estarmos interessados na música que ele tinham feito há 50 anos. Estes compositores e músicos criaram tanta música brilhante que grande parte das vezes não se lembravam dos sons que nós amávamos tanto.

Obviamente que o sampling e o hip hop tiveram um papel importante na relevância desta música para novos ouvidos. Como é que os criadores originais desta música se relacionam com a maneira como os seus sons foram utilizados ao longo dos anos?

Vê o filme!

Para além dos criadores originais, vocês também falaram com pessoas como o Cut Chemist, por exemplo, que utilizou a Library Music como uma inspiração ou até como matéria-prima para as suas criações. Conta-nos algumas das coisas que aprendeste com os produtores e DJs que entrevistaste. 

O hip hop abraçou realmente a Library Music por razões óbvias e montes de pessoas samplaram músicas clássicas de Library, também samplaram Library obscura e deram-lhe uma nova vida… Eu acho que a principal coisa que descobrimos foi que estes produtores e DJs de hip hop amam Library Music, eles respeitam os compositores e continuam a descobrir novos sons. Para grande parte é menos sobre sampling e mais sobre o amor por esta música.

Os artefactos originais têm alcançado valores completamente loucos no mercado de coleccionadores. Vocês também lidam com esse lado da cultura neste filme?

Nós exploramos isso neste filme. Alguns desses discos custam uma fortuna!

Fala-nos sobre a estreia deste filme: é suposto acontecer em Outubro, certo? Como é que posso marcar presença? Onde é que vai ser apresentado? O filme vai parar à Netflix? 

A estreia especial do filme vai acontecer no dia 6 de Outubro na British Library em Londres como parte de um evento que a EMI Production Music está a organizar nesse dia, não será apenas o The Library Music Film mas também terá um concerto especial dos KPM Allstars que vai contar com alguns dos reis da British Library: Alan Hawkshaw, Alan Parker, John Cameron & Keith Mansfield. A exibição está esgotado, mas estamos a trabalhar nas apresentações pela Europa e Estados Unidos da América.

Em termos de edições físicas, o filme vai estar disponível em DVD? Vai existir uma banda sonora original criada pelo Shawn Lee? 

Nós temos um DVD com cerca de 45 minutos de extras e um vinil e ambos vão ser lançados em Outubro pela Légère Recordings.

 


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