O Teatro do Bairro Alto já anunciou a sua agenda para o últimos meses deste ano, de Setembro a Dezembro, e há quatro concertos a ter em conta para ver na sala de espectáculos lisboeta.
O primeiro momento musical é o aguardado regresso de Oba Loba a Portugal. O projecto centrado em Bruxelas é liderado por dois colaboradores de longa data, os portugueses João (bateria) e Norberto Lobo (guitarra), e assenta num sexteto que se completa com Ananta Roosens (violino, trompete), Giovanni Di Domenico (piano, Fender Rhodes), Jordi Grognard (clarinete, clarinete baixo) e Lynn Cassiers (voz). Ao TBA, dia 19 de Setembro, trazem o seu mais recente disco Pantufa Alcalina, uma edição da belga Silent Water que dá continuidade à folk vanguardista e experimental patente nos primeiros registos da banda, Oba Loba (2014) e Sir Robert Williams (2017).
Dia 26 de Outubro, a improvisação, o krautrock, o free jazz e o shaabi cruzam-se na mescla sonora levada a cabo por The Dwarfs Of East Agouza, um trio egípcio composto por Maurice Louca (electrónica), Sam Shalabi (guitarra) e Alan Bishop (voz, saxofone, guitarra). Com quatro LPs de estúdio na bagagem, o seu mais recente lançamento é High Tide In The Lowlands e foi editado pela editora belga Sub Rosa há um ano atrás. estando agora na calha a oportunidade de ser apresentado ao vivo em Lisboa.
A convite da Filho Único para a edição de 2023 das Noites de Verão, a artesã electrónica portuguesa Rita Silva e o cantor e tocador de kora gambiano Mbye Ebrima encontram-se num espectáculo que tem vindo a ter continuidade noutras paragens. A música do par junta modernidade com tradição numa sonoridade meditativa que, para já, é exclusiva dos palcos, não tendo gerado ainda qualquer disco. Sinónimo de que a data em que tocam no Teatro do Bairro Alto, 7 de Novembro, é especial, dada a rara ocasião que é podermos cruzar-nos com as melodias e ritmos que saem destas quatro mãos.
Antes de findar o ano, é no dia 13 de Dezembro que o TBA recebe o seu último concerto de 2024. Em foco estarão os norte-americanos Fay Victor (voz) e Sam Newsome (saxofone soprano), eles que têm vindo a trabalhar juntos em diferentes contextos ao longo da última década, desde logo no projecto encabeçado pela cantora de Brooklyn — SoundNoiseFunk. Do blues à spoken word, a dupla aborda a experiência de vida afro-americana à luz dos dias que correm através de uma actuação que une composição com improvisação e performance.