É com o mar que separa Portugal de Cabo Verde em pano de fundo que os Kriol se dão a conhecer no seu primeiro single, “Tempo Djá Muda”. No dia 14 de Abril, há um concerto de apresentação na Casa Independente, em Lisboa.
Com o apoio da Mary Groove, os primos Danilo Lopes e Renato Chantre arrancaram com um novo projecto que celebra o som da diáspora e do intercâmbio cultural entre duas nações que nunca estiveram tão sintonizadas como nos dias que correm. Num comunicado endereçado à nossa redacção, “Tempo Djá Muda” foi descrito como consequência da era conturbada em que nos situamos e surge não apenas como uma crítica à sociedade, mas também como um apelo à mudança por parte daqueles que têm o poder para tomar as grandes decisões. No videoclipe, a canção é ilustrada com a viagem transatlântica do som e da tradição, da Trafaria à ilha de São Vicente.
Depois de militar em bandas que foram pioneiras para a música negra feita no nosso país, como os Kussondulola ou Mercado Negro, Renato Chantre dá início a um novo capítulo na carreira ao lado de um músico e compositor com provas dadas em ritmos mais quentes, já que Danilo Lopes é um dos pavios que levam à explosão funaná dos Fogo Fogo no estúdio e no palco. Em “Tempo Djá Muda”, a dupla contou com a ajuda de Henrique Silva (Acácia Maior) e Anastácia Carvalho.