pub

Fotografia: Chris Costa
Publicado a: 16/04/2025

“Álibi” é o single já divulgado.

Tayob J. antecipa disco de estreia: “A minha assinatura será a cola do álbum todo”

Fotografia: Chris Costa
Publicado a: 16/04/2025

Tayob J., produtor, DJ e engenheiro de som que tem vindo a acumular anos de experiência em vários projectos e com diferentes artistas, encontra-se a preparar o seu álbum de estreia em nome próprio. A Beleza do Erro deverá chegar após o Verão e foi agora antecipado com um single, “Álibi”, com participações de Soraia Tavares e X-Tense. Já era conhecida outra faixa do alinhamento, “O Meu Para Sempre”, com Héber Marques e AMAURA.

Em declarações ao Rimas e Batidas, o músico levanta o véu sobre o projecto e explica como construiu o single já divulgado. Em breve irá lançar mais faixas que farão parte do disco, um trabalho de produtor que irá contar com um leque alargado de convidados.



Como é que nasceu esta faixa, “Álibi”? Explica-nos o processo de construção do single e porque escolheste convidar a Soraia Tavares e o X-Tense.

A produção em si nasceu ali a meio de 2021, quando comecei a perspectivar esta ideia de “fazer um álbum”. Andava naquelas fases mega R&B early 2000’s e a sentir bué os ambientes da Snoh Aalegra acho que quem ouvir com atenção vai perceber a influência. Entretanto, a Soraia tinha lançado o primeiro single não há muito tempo e eu lembro-me de ouvir e ficar tipo “ya, ela tem aquela dica soul a sério, com mega bom gosto nas harmonias de voz e a caneta menos convencional”, decidi dar-lhe um toque para ela vir ao estúdio ouvir o primeiro esboço do beat do “Álibi”. Quando vou para uma sessão com um artista novo, tenho sempre aquele cuidado de levar umas dicas preparadas para mostrar, seja beat completo ou só algumas ideias base que facilitem acender uma faísca criativa, e a Soraia teve um approach semelhante e trouxe logo uns esboços de verso e de melodias. Foi mega easy a partir daí, clicámos logo na primeira sessão, gravámos a primeira maquete, escrevemos o refrão juntos e, fun fact, era a primeira vez que estava com ela e a porta da cabine de gravação partiu o manípulo, tendo a Soraia ficado trancada lá dentro durante uma hora e meia. Achei mesmo que, depois dessa, já não voltava. Com o verso e o refrão feitos, ficou logo claro que o segundo verso precisava de rima. Não sei explicar muito bem, mas associo bué o X-Tense a R&B dos 2000’s, somando isso à caneta dele que é incontornável, e ao facto de já nos conhecermos há alguns anos mas ainda não termos feito nada juntos, pareceu-me um bom timing. Enviei-lhe o primeiro export que tínhamos da cena no mesmo dia, e ele respondeu-me directamente com o verso umas horas depois. Como a Soraia diz no refrão, foi um tiro certeiro.

O álbum que aí vem, A Beleza do Erro, será um disco de produtor com muitos convidados? Também haverá faixas instrumentais e/ou skits?

Sem dúvida. Na verdade, neste disco todas as faixas têm convidados, ou seja, tenho temas com letra e temas instrumentais e em todos há convidados.

Musicalmente, como descreverias o álbum? Este “Álibi” é representativo do disco, com rap e uma abordagem mais pop, ou dirias que há faixas muito diferentes entre si?

Não acho que te consiga sintetizar a estética do álbum numa frase, e acho que também não houve uma cena muito intencional de o álbum ser extremamente colado do ponto-de-vista musical além da minha própria assinatura, então nesse sentido podes ter realmente sonoridades diferentes umas das outras ao longo do disco, mas sinto que a minha assinatura é a cola disto tudo.

Há muitos anos que andas a trabalhar neste álbum?

Diria que comecei a idealizar isto há três anos e pouco, sendo que não estive on it o tempo todo desde aí, desde estar a trabalhar nos álbuns de outros artistas, e principalmente a transição do Estúdio Noiz para Noiz Hub numa nova localização, que exigiu quase um ano de obras, fizeram o processo ser meio que intermitente. E, claro, ter que jogar com as agendas dos convidados, dar o tempo e o espaço para poderem criar, faz com que este processo se torne mega extenso.

Já podes divulgar uma data de lançamento para o álbum? Vai haver mais singles entretanto? E outros convidados, podes revelar?

Quero muito avançar mais um ou dois singles até ao Verão e lançar o álbum em Setembro ou Outubro. Esta é a minha meta, e ando mesmo a trabalhar e a priorizar isto agora a ver se acontece! Quanto a outros convidados, vou manter sigilo! Mas posso dizer que alguns deles são expectáveis por já colaborar com eles normalmente, mas fui tendo umas sortes aí no caminho que me trouxeram artistas que ouço há muitos anos e com quem queria muito trabalhar.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos