pub

Surma estreia-se com música e vídeo em cidade-fantasma

[FOTO] Eduardo Brito

Surma é o nome artístico de Débora Umbelino, uma compositora e intérprete de 21 anos de Leiria que divulgou hoje o primeiro tema do seu projecto, “Maasai”, com o selo da Omnichord Records. Este é um projecto apresentado como um formato one woman band, uma vez que Débora cria a solo com samplers, cordas, vozes e loop stations em paisagens “que fogem do jazz para o post-rock, da electrónica para o noise”, lê-se no comunicado de imprensa que apresenta a faixa de estreia.

Os últimos quatro anos da artista foram passados entre módulos de voz e o estudo do contrabaixo no Hot Clube de Portugal e o início do curso de pós-produção audiovisual. Antes de se atirar a este primeiro avanço do disco que deverá sair “lá mais para o final do ano”, como confessou ao Rimas e Batidas, Surma andou em digressão por Portugal e Espanha, tendo adquirido alguma experiência de palco com mais de 30 espectáculos a solo. Pelo meio, a produção de “Maasai”, um tema que conta com a produção de Emanuel Botelho (ex-Sensible Soccers) e mistura e masterização de Paulo Mouta Pereira (produtor dos Les Crazy Coconuts e músico de David Fonseca). “Este é um tema muito especial para mim porque marca o meu início. Mas vem mais daqui para a frente”, afiançou. Antes do primeiro álbum, Débora deixou no ar a hipótese de haver um lançamento “via Bandcamp”, ainda sem adiantar datas.

Uma incógnita é ainda a colaboração com o produtor Stereossauro, possibilidade avançada pela própria aquando da sua passagem pelo Mercado de Música Independente, e Débora também não a esclarece na totalidade: “Ainda não fiz nada com ele, mas talvez vá acontecer algo!” É esperar.

Este primeiro avanço conta também já com um vídeo de apresentação, concebido e filmado por Eduardo Brito e “conduz-nos numa viagem de procura e desencontro na cidade fantasma de Doel”, na província belga da Flandres e que foi abandonada desde que ali foi construída uma central nuclear.


 

 

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos