pub

Publicado a: 10/03/2017

Stereossauro põe as Mãos na Massa #4: um mestre de volta da memória da música portuguesa

Publicado a: 10/03/2017

 

[TEXTO] Gonçalo Oliveira [ILUSTRAÇÃO] Dialogue

Stereossauro volta a colocar as mãos na massa. Desta vez o seu exercício passa pelos históricos Heróis do Mar e toma de assalto o seu maior sucesso discográfico: “Amor”.

Com recurso às ferramentas que a introdução do tema dispõe para os apreciadores do sampling, o DJ e produtor reorganiza as peças do puzzle para nos servir aquilo que poderia muito bem ser o tema de fundo numa competição de breakdance.

A sonoridade dos 80’s surge bem vincada no tema da banda portuguesa e Stereossauro aproveita-a da melhor forma. O resultado vai de encontro aos primórdios da cultura hip hop e consegue recuperar o feeling de musicas que surgiram com o mesmo tipo de directrizes. “Rockit” ou “Planet Rock” são portadores de uma essência semelhante. Muito graças aos sons característicos das caixas de ritmo que transitaram do rock para o hip hop.

Os Heróis do Mar foram um marco importante da música portuguesa pós-25 de Abril e ajudaram a trazer para o nosso país um género musical que já estava em ascensão noutras partes do globo. O resultado foi estrondoso e, apesar da curta carreira da banda, Pedro Ayres Magalhães, Rui Pregal da Cunha, Paulo Pedro Gonçalves, Carlos Maria Trindade e António José Almeida conseguiram oferecer ao rock dos anos 80 aquele sabor a portugês que na altura ainda era escasso e, mesmo após a separação do grupo, foram vários os contributos destes músicos para com a cultura musical nacional.

pub

Últimos da categoria: Rubricas

RBTV

Últimos artigos