pub

Publicado a: 10/07/2016

Statik Selektah no Plano B do Porto a 15 de Julho

Publicado a: 10/07/2016

Statik Selektah apresenta-se no Plano B no próximo dia 15 numa noite com carimbo Versus. O DJ norte-americano é um dos mais activos produtores da sua geração, com uma significativa discografia em nome próprio, de que Lucky 7 é o exemplo mais recente, e uma alargada lista de beats entregues a alguns dos mais significativos nomes da cena hip hop americana.


image


Statik Selektah contará ainda nesta noite de 15 de Julho Com a companhia dos portugueses Slimcutz e dB nos pratos e Ollgoodys ao vivo. Todos os ingredientes preparados para mais uma noite antológica, certamente.



A Versus, entretanto, emitou uma comunicação a propósito da estreia de Statik Selektah no nosso país:

No universo do rock há uma expressão que identifica uma espécie rara de artistas num mundo onde os egos funcionam muitas vezes como barreira ao reconhecimento dos pares: “musicians’ musician” é aquele músico – guitarrista, baixista, etc – que outros músicos aplaudem. Podem não ser os que mais fãs possuem ou cujas carreiras maior impacto registam, mas são aqueles músicos que outros pares identificam como expoentes na sua área, como praticantes das formas mais elevadas da sua arte. Statik Selektah, dj e produtor oriundo de Boston, pertence, pode dizer-se, a essa rara classe.

Statik é um veterano com uma longa carreira que recua mais de uma década e que assenta em todos os passos correctos e necessários: formação técnica séria e sólida no New England Institute of Art onde aprendeu a dominar os segredos do estúdio, mais estudo atento de mestres como Dj Premier ou Funkmaster Flex que inspiraram os seus primeiros passos no hip hop. E depois, a pulso, a construção de uma identidade: primeiro com uma série de mixtapes para as ruas, Spell My Name Right; mais tarde com o estabelecimento da ShowOff, a agência e editora com que editou trabalhos de Termanology, por exemplo e com que Statik deixou claro que percebia que dominar a arte sem ter um espírito empreendedor não funciona na competitiva América contemporânea; e, finalmente, com a inauguração de uma discografia em nome próprio logo no ano de 2007.



Spell My Name Right: The Album é a primeira peça de uma discografia que já se estende até aos sete álbuns, o mais recente dos quais, Lucky 7, data já de 2015. E nestes sete álbuns são muitos os gigantes que não quiseram deixar de prestar a sua vénia a um dos mestres da arte do beat making: de Kool G Rap, Q-Tip e Talib Kweli, logo no primeiro disco, a Action Bronson, Joey Badass ou Royce da 5’9″, no mais recente, passando por uma impressionante lista no meio que inclui nomes como Termanology, Evidence dos Dilated Peoples, Mac Miller, Rapsody, Raekwon, Freddie Gibbs, Sean Price, Black Thought dos Roots, Snoop Dogg, N.O.R.E. ou, entre tantos outros, Ab-Soul. E estamos, obviamente, a falar apenas de Mcs que rimaram em discos de Statik Selektah, o artista. Porque enquanto produtor, o alcance deste nativo de Boston é muito mais vasto e alarga-se a um universo onde se encontram nomes como Nas, Eminem, 50 Cent, AZ, Freeway e tantos, tantos outros.

Cabeça de uma editora, artista em nome próprio, dj, produtor. A estas óbvias qualidades, Statik Selektah ainda junta a de “radio personality”: há cerca de uma década que está ligado à Shady 45, canal de rádio de Eminem na Sirius. Essa ligação ao gigante de Detroit permitiu-lhe aliás produzir em 2014 o notório tema “Detroit Vs Everybody” de Eminem com Royce da 5’9″, Big Sean, Danny Brown e outros nomes da cidade de 8 Mile.

Os argumentos de Statik não se esgotam aí: Dj oficial da Pro Era, garante da qualidade boom bap em muitas das melhores rimas de Joey Badass, ele tem exibido qualidades de produtor que lhe garantem não apenas a preferência de veteranos, mas também a reverência de jovens leões da nova escola. Não há muita gente na cena hip hop americana que possa dizer isso.

E depois há os skills infinitos nas rodas de aço: aperfeiçoados no circuito de mixtapes, postos à prova nos melhores clubes do planeta, dos Estados Unidos ao Japão, e levados até ao limite nas suas emissões regulares de rádio – Statik Selektah sabe como largar o beat certo no momento certo, como reinventar o hit do momento colando um acapella a um inesperado novo beat, como encaixar clássicos eternos no meio das novidades mais quentes. Por tudo isto, a noite de 15 de Julho, no Plano B, poderá mesmo ser das mais quentes do ano. Imperdível, obviamente.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos