Os Standing On The Corner lançaram esta semana três novos singles. “Baby”, “R u Scared?” e “Friends 2day Enemies 2morrow” marcam oficialmente o início da sua colaboração com a editora britânica XL Recordings, com quem tinham assinado um contrato há um ano atrás. Além do formato digital, as músicas foram todas compiladas num vinil de 7” que esgotou num piscar de olhos.
Criado em meados da década transacta, o misterioso e influente colectivo nova-iorquino nasceu em Brooklyn pelas mãos do músico e produtor Gio Escobar. Os Standing On The Corner destacaram-se desde cedo pela sua abordagem radicalmente livre à música, fundindo jazz espiritual, hip hop abstracto, soul de baixa fidelidade, spoken word e colagens sonoras num estilo único e difícil de rotular. O grupo ganhou notoriedade com os álbuns Standing On The Corner (2016) e Red Burns (2017), objectos artísticos que foram alvo de grande devoção no Bandcamp, e desde então tem mantido uma aura de culto, alimentada por actuações performativas e colaborações com nomes fracturantes da nova música urbana como Solange, Earl Sweatshirt, Danny Brown e MIKE.
O novo tríptico chegou às plataformas digitais há um par de dias e rompe com um silêncio editorial que durava há já quase cinco anos, alimentando a expectativa da possibilidade de um novo projecto mais amplo estar na calha para os tempos que se seguem, agora afiliados a uma label de grande prestígio. As últimas pegadas deixadas pelos Standing On The Corner nas plataformas digitais tinham sido o single “Angel” e o EP G-E-T-O-U-T!! The Ghetto, ambos de 2020.