pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 07/05/2025

Um novo espaço de reflexão para a música independente portuguesa.

SpotLights: ciclo de conversas conduzidas por Rui Miguel Abreu estreia no Canal Q esta sexta-feira

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 07/05/2025

O Canal Q estreia já esta sexta-feira, 9 de Maio, o novo podcast do projecto IndieLights. Apresentado por Rui Miguel Abreu, SpotLights promete iluminar os bastidores, as ideias e as pessoas por detrás da música independente portuguesa.

Num tempo em que ouvir música é muitas vezes um acto solitário e instantâneo, SpotLights surge como um convite ao diálogo demorado, à escuta atenta e ao pensamento crítico sobre a música e os seus criadores. A nova série de conversas do IndieLights — projecto da AMAEI em parceria com a GDA — estreia já esta sexta-feira, 9 de Maio, no Canal Q, pelas 22h40. No dia seguinte à exibição na televisão, cada episódio ficará disponível em formato podcast no Spotify e Apple Podcasts.

À frente desta rubrica está Rui Miguel Abreu, director do Rimas e Batidas e figura incontornável do jornalismo musical português, que assume aqui um papel de anfitrião curioso e atento. Ao longo dos próximos dois meses, recebe dez convidados que orbitam o universo musical por vias tão diversas quanto complementares: músicos, gestores culturais, investigadores, programadores culturais e até profissionais de saúde vocal.



O primeiro episódio conta com Domingos Coimbra, baixista dos Capitão Fausto e um dos impulsionadores da editora Cuca Monga — uma força criativa por detrás de boa parte do novo som lisboeta. A ele seguir-se-á Mariana Vargas, voz forte da cena independente do Porto e fundadora da Saliva Diva, label que já selou pérolas musicais de projectos como MAQUINA. ou EVAYA.

Mas a multiplicidade de vozes é precisamente o que distingue SpotLights de outros podcasts sobre música e a escolha dos convidados reflecte essa ambição: desde nomes com carreiras consolidadas como Sérgio Noronha, cronista da história da música nacional, a figuras como Dra. Clara Capucho, médica que fundou a única unidade de saúde vocal no país; passam também por esta rubrica Beatriz Nunes (cantora de jazz e investigadora), Mariana Lois (Festival A Porta), Artur Figueiredo (Lazarus Agency), Pedro Neves (Orquestra Metropolitana de Lisboa), Teresa Lemos (manager e assessora) e Yaw Tembe (músico e programador do Teatro do Bairro Alto).

Com realização de Abel Rosa e gravação nos estúdios da Blim Records, SpotLights funcionará como um documento vivo da música portuguesa contemporânea. É também uma nova ramificação do projecto IndieLights, lançado em Outubro passado como plataforma de curadoria de playlists focadas na promoção da música independente portuguesa. Com mais de 30 listas de reprodução já publicadas e um trabalho contínuo de descoberta e divulgação, o IndieLights soma agora à sua missão um espaço de reflexão.

O calendário de transmissão dos 10 episódios deste ciclo distribui-se da seguinte forma:

[Episódio 1] Domingos Coimbra (9/MAI Canal Q, 10/MAI Spotify e Apple Podcasts)
[Episódio 2] Mariana Vargas (16/MAI Canal Q, 17/MAI Spotify e Apple Podcasts)
[Episódio 3] Sérgio Noronha (23/MAI Canal Q, 24/MAI Spotify e Apple Podcasts)
[Episódio 4] Mariana Lois (30/MAI Canal Q, 31/MAI Spotify e Apple Podcasts)
[Episódio 5] Beatriz Nunes (6/JUN Canal Q, 7/JUN Spotify e Apple Podcasts)
[Episódio 6] Teresa Lemos (13/JUN Canal Q, 14/JUN Spotify e Apple Podcasts)
[Episódio 7] Artur Figueiredo (20/JUN Canal Q, 21/JUN Spotify e Apple Podcasts)
[Episódio 8] Pedro Neves (27/JUN Canal Q, 28/JUN Spotify e Apple Podcasts)
[Episódio 9] Dra. Clara Capucho (4/JUL Canal Q, 5/JUL Spotify e Apple Podcasts)
[Episódio 10] Yaw Tembe (11/JUL Canal Q, 12/JUL Spotify e Apple Podcasts)


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos