pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Sara Albuquerque
Publicado a: 30/11/2022

O rap mantêm-se como um dos géneros favoritos em território nacional.

Spotify Wrapped 2022: Ivandro é o artista português mais escutado este ano na plataforma

Texto: ReB Team
Fotografia: Sara Albuquerque
Publicado a: 30/11/2022

Correção: “Por lapso humano, enviámos a lista de artistas e músicas portugueses mais ouvidos em Portugal com uma gralha. Seguem abaixo os Top 5 correctos:

Os artistas portugueses mais ouvidos em 2022:

1- Ivandro
2 – Dillaz
3 -Julinho Ksd
4 – T-Rex
5 – Wet Bed Gang

As músicas portuguesas mais ouvidas em 2022:

1 – “Lua” de Ivandro
2 – “Moça” de Ivandro
3 – “EUROPA” de Mizzy Miles
4 – “Borboletas” de GAMA WNTD
5 – “Fato Treino do City” de Sippinpurpp”


O Spotify fez um novo balanço anual ao que se ouviu em Portugal e no mundo através do seu Spotify Wrapped 2022.

Aproxima-se aquela altura do ano em que uma das plataformas mais populares no que toca aos serviços de streaming de música decide dar um miminho aos seus utilizadores através de uma longa animação que percorre a dieta musical de cada um e que coloca uma lupa sobre alguns dados importantes extraídos dessa análise. Antes de todos podermos embandeirar essa experiência nos feeds e stories das nossas redes sociais, é a própria gigante do streaming quem “embrulha” e mede tudo aquilo que foi ouvido em território nacional e mundial.

A música portuguesa volta a estar em destaque ao subir 37% nas preferências dos ouvintes e Ivandro é o artista nacional mais requisitado de todos. A sua “Lua” foi a quarta canção mais escutada dentro de portas, apenas superada pelos fenómenos internacionais de “DANÇARINA” (Pedro Sampaio), “Malvadão 3” (Xamã) e “As It Was” (Harry Styles). Numa lista dos 10 temas portugueses mais rodados em 2022, Ivandro não só lidera — com “Lua”, claro — como surge também nas posições #2 (com “Moça“) e #4 (como convidado de Bárbara Bandeira em “Como Tu“). No mesmo top, as presenças de “Let You Go” (Richie Campbell), “Ride” (Mike11), “Devia Ir” (Wet Bed Gang), “Maçã” (Dillaz) e “Por Enquanto” (Plutónio) ajudam a reforçar o estatuto do rap e do r&b nas dietas musicais dos portugueses. A reter, fica ainda a capacidade de Gson, Zara G, Kroa e Zizzy Jr para assinar um clássico das novas gerações, já que o seu “Devia Ir” foi lançado em 2018. Mais recentes, mas ambas de 2021, “Lua” e “Ride” são faixas que também dão sinais de estar a ficar cravadas no coração do tuga.

Medindo os artistas preferidos do público nacional, não há nem um da casa numa lista que vai de The Weeknd (#1) e Drake (#2) a Anitta (#9) e Bad Bunny (#10). Já se a conversa for centrada apenas nos nomes da nossa praça, os resultados são bem animadores e surgem apresentados num top 10 liderado, claro, por Ivandro, e que se estende pela seguinte ordem: Dillaz, Julinho KSD, Wet Bed Gang, Plutónio, Richie Campbell, Bispo, ProfJam, Slow J (único artista que não tem qualquer tipo de ligação com uma major deste grupo) e Chico da Tina.

Num ponto-de-vista mais global, Bad Bunny (#1), Drake (#3), The Weeknd (#4), Kanye West (#9) e Eminem (#10) são os nomes do universo do Rimas e Batidas mais requisitados pelos utilizadores do mundo inteiro. Na lista de músicas mais tocadas, Bad Bunny consegue colocar três músicas do seu último disco no top 10. A dimensão astronómica deste conejo malo fica ainda mais evidente quando vemos que, além do seu Un Verano Sin Ti ter sido o disco mais escutado em todo mundo ao longo de 2022, o seu YHLQMDLG (de 2020) se mantém relevante ao ponto de ser o oitavo álbum que mais demanda obteve este ano.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos