pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Miguel Estima
Publicado a: 19/09/2023

O certame itinerante regressa em Novembro com música experimental e improvisada.

Space Festival anuncia Space Ensemble, Hedera 4tet ou Luís Vicente Trio para a edição de 2023

Texto: ReB Team
Fotografia: Miguel Estima
Publicado a: 19/09/2023

A edição deste ano do Space Festival vai realizar-se entre os dias 3 e 12 de Novembro e passa por Montemor-o-Velho, Paredes de Coura, Caminha, Monção, Mondim de Basto e Lousada. A primeira vaga de artistas acaba de ser anunciada pela organização e contempla as presenças de 8 projectos de música experimental e improvisada oriundos da esfera nacional.

Na abertura do certame itinerante, a 3 de Novembro, está o coletivo Hedera 4tet, um quarteto de violinos fundado no ano passado e que opera nos domínios da música electroacústica, apresentado-se através de uma formação que contempla os músicos Carlos Zíngaro, Bernardo Aguiar, David Magalhães Alves e Francisco Lima da Silva. No dia 4 há Sublumia: liquid aesthesia, uma performance/instalação sonora pensada por Henrique Fernandes e Jorge Quintela, na qual participa ainda João Ricardo. O percussionista Jorge Queijo leva o seu Jorge Queijo Trio até ao Space Festival no dia 5, fazendo-se acompanhar de João Mortágua (saxofone) e Olivia Pinto (baixo elétrico), com quem esteve em residência artística no âmbito desta apresentação.

Para o dia 10, são dois os eventos em agenda: primeiro o filme-concerto Um Corvo na Cidade, protagonizado pelo Space Ensemble e criado em parceria com o Finnish Film Contact, seguido de Expurgar: Derivas Sónicas e Espaciais, um concerto/performance que cria um espaço de reflexão sobre a “articulação poética entre corpo, espaço e acontecimento” e é levado a cabo por Dária Salgado, Nuno Trocado e Sérgio Tavares.

O conceito de dose dupla mantém-se no dia 11: o Space Ensemble volta a entrar em acção para mais um filme-concerto e Piratas e Sereias, Ostras e Baleias promove uma viagem às profundezas dos oceanos com a ajuda da magia do cinema de animação; em regime de concerto apresenta-se a solo o contrabaixista Gonçalo Almeida, músico e compositor português radicado em Roterdão, Holanda, e que tem vindo a desbravar terreno no panorama do jazz mais livre.

Na data em que se encerra a edição de 2023 do Space Festival, entra em acção o Luís Vicente Trio, projecto que junta o trompetista e bandleader a Gonçalo Almeida (contrabaixo) e Pedro Melo Alves (bateria, percussão) num festim jazzistico com elevada dose de improvisação, fazendo justiça ao disco que editaram pela Clean Feed em 2021, Chanting In The Name Of.

Toda a programação e divisão dos artistas por salas e horários pode ser consultada na página do Space Festival. As informações relativas à bilheteira serão anunciadas dentro de breve.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos