O Space Festival começou a revelar o seu cartaz para a edição de 2025, que vai decorrer entre os dias 7 e 16 de Novembro e tem já garantidas passagens por Montemor-o-Velho, Paredes de Coura, Valença, Arcos de Valdevez e Caminha. No primeiro anúncio, reune-se uma selecção eclética de artistas que exploram os limites entre música, performance e arte sonora.
Da esfera internacional surge isolado o quarteto tellKujira, formado por Ambra Chiara Michelangeli (viola de arco), Francesco Diodati (guitarra), Francesco Guerri (violoncelo) e Stefano Calderano (guitarra). O grupo, conhecido pela sua abordagem híbrida, funde música contemporânea, electrónica e free jazz, criando paisagens sonoras fluidas e improvisadas, como podemos escutar no seu registo homónimo de estreia, lançado há um par de anos.
Do panorama nacional, o festival itinerante apresenta uma mistura de gerações e linguagens artísticas. O coletivo Hedera 4tet, composto pelos violinistas Carlos Zíngaro, Bernardo Aguiar, David Magalhães Alves e Francisco Lima da Silva, regressa com um projecto interdisciplinar que inclui o ator Miguel Moreira, reinterpretando obras de artistas portugueses de diferentes quadrantes. Já o trio Novelo Vago (Vera Morais, Teresa Costa e Inês Lopes) desafia convenções com o seu “punk erudito”, utilizando brinquedos e objectos menos convencionais para criar música inspirada na poesia de Adília Lopes e Gertrude Stein.
A programação inclui ainda dois trios de improvisação de referência: The Selva, com Ricardo Jacinto (violoncelo), Gonçalo Almeida (contrabaixo) e Pedro Oliveira (bateria), explora texturas densas e ritmos complexos; já Triedro, formado por Frederic Cardoso (clarinetes), Ricardo Pinto (piano) e Paulo Costa (percussão), mergulha numa sonoridade mais lírica e atmosférica. O Space Ensemble, projecto residente do certame, apresentará duas propostas cinematográficas: um concerto ao vivo para o filme Strike (1925) de Sergei Eisenstein, e uma reinterpretação musical de imagens inéditas do pós-25 de Abril, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa.
Como antecipação da edição deste ano, o Space Festival marca presença no CITEMOR já amanhã, a 9 de Agosto, com o projecto Courávia, que levará Gileno Santana, Bruno Pernadas, Frederica Campos e Carlos Barretto, a unir esforços em cima do palco do Teatro Esther de Carvalho, em Montemor-o-Velho, pelas 22h30. A programação completa para a grande festa da música exploratória e improvisada de Novembro será revelada já no próximo mês.