pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 03/06/2021

Falta pouco para estes dias de intensa aprendizagem.

South Music revela o programa de conferências para a sua primeira edição

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 03/06/2021

Já é conhecido o programa completo das conferências que a edição de estreia do South Music vai acolher nos dias 15 e 16 de Junho, em Faro.

Conta com o apoio da Europavox e quer agora dar novas ferramentas aos artistas algarvios que lhes permitam fazer a sua música voar para outros territórios. Há uma semana, o South Music anunciava a lista de 33 nomeados que vão ter acesso a uma série de acções de formação, em diferentes áreas-chave que contribuem para o desenvolvimento artístico, e que culminam na oportunidade de poder tocar ao vivo para uma plateia recheada de profissionais da indústria musical portuguesa — entre o lote de seleccionados estão RealPunch, Reflect, Subtil ou Moda Vestra (de Sickonce e João Frade).

Para aqueles que tencionam visitar o certame, foi recentemente revelado o cartaz integral de outra das componentes que fazem do South Music um evento diferenciador, as conferências, que vão contar com a intervenção de vários nomes de peso e acumuladores de experiência no mercado musical nacional. Deixamos o plano para os painéis das talks e respectiva lista de participantes:

A abertura está marcada para as 14h30 do dia 15 de Junho, com o Painel dos Embaixadores do South Music, Dino D’Santiago, Júlio Resende, Viviane, Nuno Guerreiro e Zé Eduardo. Com moderação de Júlio Ferreira e Ricardo Coelho (Choque Frontal), os cinco músicos com ligações ao Algarve, que conseguiram afirmar-se no território nacional e, em alguns casos, internacional, irão partilhar as dificuldades em ser-se músico e viver da música fora dos grandes centros urbanos.

Segue-se o Painel das Editoras, às 16h00, moderado pelo jornalista e director do Rimas e Batidas Rui Miguel Abreu, em que se traçam cenários sobre o futuro da edição numa altura em que os paradigmas se alteram devido ao efeito conjunto do advento do digital e a pandemia enquanto acelerador, reunindo Paula Homem (MD Sony Music Portugal), João Teixeira (MD Warner Music Portugal), Francisco Vasconcelos (MD Valentim de Carvalho), José Gomes (Lovers & Lollypops) e Nuno Saraiva (AMAEI) num painel de convidados que coloca em diálogo editoras multinacionais e independentes.

A terceira e última conferência do dia, Painel O Papel da Imprensa Musical, tem início às 17h30 e conta com a moderação da jornalista e radialista Inês Meneses. Os convidados Júlio Ferreira (Choque Frontal), Mário Rui Vieira (Expresso/Blitz), Vítor Belanciano (Público/Ípsilon), Rui Miguel Abreu (Rimas e Batidas) e François Audigier (Europavox) partilham reflexões sobre a forma como a imprensa musical pode ganhar maior expressão em Portugal e contribuir para a consolidação de músicos e bandas, nomeadamente projectos independentes e distantes dos grandes centros de decisão.

No segundo e último dia do South Music, 16 de Junho, a abertura das conferências cabe ao Painel Direitos de Autor e Conexos, que tem início às 14h30 e é moderada por Tozé Brito. Representantes da GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas) e da SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) juntam-se a Miguel Lourenço Carretas da Audiogest (Associação para a Gestão e Distribuição de Direitos) e Nuno Rodrigues da banda portuguesa Glockenwise, e discutem a substituição das formas tradicionais de receitas por novas plataformas e conteúdos. Às 16h00 é a vez dos músicos Miguel Araújo, Nuno Gonçalves (The Gift), Tó Viegas e do manager Paulo Ventura, conversarem no Painel Edição de Autor/DYI sobre o progressivo afastamento dos artistas das editoras e dos modelos tradicionais de gestão de carreiras (moderador a anunciar).

O Painel Programar em Português, moderado por Luís Oliveira (Antena 3), começa às 17h30 e encerra os dois dias de conferências, com uma conversa entre Luís Ferreira (programador cultural, fundador do Bons sons e director do 23 Milhas) Vasco Sacramento (director da Sons em Trânsito e do Cineteatro Capitólio, programador do Festival F), João Carvalho (director do festival Vodafone Paredes de Coura), Sandra Faria (directora da Força de Produção e presidente da APEFE), Ricardo Bramão (Aporfest) e Michael Zolman (Conferomatic), em que se pretende avaliar a criação de música em Portugal versus o mercado que existe para a acolher.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos