pub

Soul Jazz prepara nova compilação sobre os primórdios do hip hop

A baliza de Boombox – Early Independent Hip Hop, Electro and Disco Rap 1979 – 1982, nova compilação com selo de qualidade Soul Jazz, coloca-nos em pleno “big bang” no que ao momento formativo do universo hip hop diz respeito. No final dos anos 70, Nova Iorque era um efervescente caldeirão criativo com os mundos do disco, do jazz, do punk, da new wave e das músicas de vanguarda a trocarem constantes ideias de contaminação mútua. O hip hop caiu nesta realidade com um enorme impacto e não tardou a entrar em diálogo com outros géneros. Mas primeiro afirmou-se, através de uma série de pequenos lançamentos que são hoje verdadeiras peças de colecção.

Depois da “pré-história” do género, erguida nos centros comunitários e nas ruas do Bronx por pioneiros como Afrika Bambaataa, Kool Herc e Grandmaster Flash, o sucesso do primeiro disco, “Rapper’s Delight”, lançado na Sugarhill Records, provocou uma autêntica corrida de novas editoras, muitas sediadas não no bairro pioneiro, mas no “borough” do Harlem, outro importante “hub” criativo afro-americano desde as primeiras décadas do século XX. Aí, Joe Robinson com a Enjoy Records, Paul Winley da Winley Records, Delmar Donnel da Delmar International e Jack ‘Fatman’ Taylor da Rojac e Tay-Ster documentaram os efusivos passos seguintes lançando uma série de rodelas que hoje merecem o estatuto de marcos de uma cultura. É esse intrincado cenário que Boombox agora nos propõe recorrendo a míticos artistas como Spoonie Gee, Treacherous Three, TJ Swan ou Lovebug Starski.


 

https://www.youtube.com/watch?v=bp2GxCE-qSY


 

A compilação Boombox – Early Independent Hip Hop, Electro and Disco Rap 1979 – 1982 estará disponível a 3 de Junho próximo em duplo CD com generoso booklet informativo de 40 páginas, formatos digitais e triplo LP.

Alinhamento:

  1. Mr. Sweety G – At The Place To Be
  2. Love Bug Star-Ski and The Harlem World Crew – Positive Life
  3. Neil B – Body Rock
  4. Super 3 – Philosophy Rappin’ Spree
  5. Bramsam – Move Your Body
  6. Black Bird & Kevski – On The Go
  7. Count Coolout – Rhythm Rap Rock
  8. Harlem World Crew – Rappers Convention
  9. Willie Wood & The Willie Wood Crew – Willie Rap
  10. Bon-Rock & The Rhythm Rebellion – Searching Rap
  11. Sugar Daddy – One More Time
  12. Spoonie Gee and The Treacherous Three – The New Rap Language
  13. T.J. Swan – And You Know That
  14. Portable Patrol – Cop Bop
  15. Master Jay – We Are People Too
  16. Sweet G – Boogie Feelin’ Rap
  17. Mistafide – Equidity Funk

https://www.youtube.com/watch?v=1MxdvrY5Dwg

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos