A baliza de Boombox – Early Independent Hip Hop, Electro and Disco Rap 1979 – 1982, nova compilação com selo de qualidade Soul Jazz, coloca-nos em pleno “big bang” no que ao momento formativo do universo hip hop diz respeito. No final dos anos 70, Nova Iorque era um efervescente caldeirão criativo com os mundos do disco, do jazz, do punk, da new wave e das músicas de vanguarda a trocarem constantes ideias de contaminação mútua. O hip hop caiu nesta realidade com um enorme impacto e não tardou a entrar em diálogo com outros géneros. Mas primeiro afirmou-se, através de uma série de pequenos lançamentos que são hoje verdadeiras peças de colecção.
Depois da “pré-história” do género, erguida nos centros comunitários e nas ruas do Bronx por pioneiros como Afrika Bambaataa, Kool Herc e Grandmaster Flash, o sucesso do primeiro disco, “Rapper’s Delight”, lançado na Sugarhill Records, provocou uma autêntica corrida de novas editoras, muitas sediadas não no bairro pioneiro, mas no “borough” do Harlem, outro importante “hub” criativo afro-americano desde as primeiras décadas do século XX. Aí, Joe Robinson com a Enjoy Records, Paul Winley da Winley Records, Delmar Donnel da Delmar International e Jack ‘Fatman’ Taylor da Rojac e Tay-Ster documentaram os efusivos passos seguintes lançando uma série de rodelas que hoje merecem o estatuto de marcos de uma cultura. É esse intrincado cenário que Boombox agora nos propõe recorrendo a míticos artistas como Spoonie Gee, Treacherous Three, TJ Swan ou Lovebug Starski.
https://www.youtube.com/watch?v=bp2GxCE-qSY
A compilação Boombox – Early Independent Hip Hop, Electro and Disco Rap 1979 – 1982 estará disponível a 3 de Junho próximo em duplo CD com generoso booklet informativo de 40 páginas, formatos digitais e triplo LP.
Alinhamento:
https://www.youtube.com/watch?v=1MxdvrY5Dwg