pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 06/04/2021

Educação alternativa.

Skoola: Village Underground Lisboa abre Academia de Música Urbana

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 06/04/2021

No dia 19 de Abril, o Village Underground Lisboa abre as portas para a sua Academia de Música Urbana. Direccionado para jovens entre 10 e os 18 anos, a Skoola é um projecto co-financiado pelo Fundo Portugal Inovação Social.

Esta nova escola, “destinada a jovens de todos os backgrounds”, estará aberta durante todo o ano, funcionará entre as 17h e as 20h dos dias de semana e contará com “uma equipa de músicos/facilitadores composta por artistas da comunidade VU, como é o caso de Batida e de Karlon, e com facilitadores graduados pela Guildhall School of Music & Drama e da Escola Superior de Educação e ainda com Rui Miguel Abreu como consultor musical”.

Apesar de ser uma reacção aos tempos pandémicos que viveu, esta ideia não nasce propriamente do nada, pegando no trabalho feito pelo Acorde Maior, “um ensemble performativo com 30 jovens residentes da zona metropolitana de Lisboa, que sob a direção artística de um grupo de músicos/facilitadores, trabalham processos de exploração criativa através da música”.

Nas palavras de Mariana Duarte Silva, co-fundadora e directora do Village Underground Lisboa, a Skoola pretende ser a chave que abre a porta para a criatividade dos jovens que se envolverem: “Porque acreditamos no poder transformador da música, principalmente junto dos jovens, ela é central na vida de todos e tem um papel fundamental no seu bem-estar físico e emocional. Em muitos casos, é a forma de expressão mais fácil de usar. Ensina-nos coisas sobre nós próprios mas também sobre o mundo à nossa volta.”

E como é que funciona isto? MDS explica tudo:

“Aqui a experiência é cumulativa, em ciclos, o participante pode fazer um, todos ou só alguns, porque são todos diferentes e duram entre 2 a 3 meses. O primeiro arranca já no dia 19 de abril e termina a 18 de Junho. As sessões decorrem todos os dias da semana ao final do dia . Os participantes podem escolher entre 2 sessões por semana às terças e quintas-feiras ou 3 sessões às segundas, quartas e sextas. A única ‘separação’ que existe é por idades. Os mais novos (10-13) praticam das 17h00 às 18h15 e das 18h30 às 19h45 trabalham os de 14 aos 18 anos.  

Durante cada ciclo os participantes desenvolvem um Projeto Musical, com um acompanhamento artístico e foco prático, consoante o seu interesse e maior entusiasmo, explorando o que melhor o fará alcançar os seus objetivos. Cada ciclo termina com um espetáculo de apresentação ao público.

O trabalho será estruturado à volta de três eixos: Criação e Composição; Produção musical; Performance, onde se cria música usando instrumentos, a voz e software adequado através de técnicas de composição colectiva.

Para isso o Village transformou dois contentores, um deles serve de sala de ensaios com setup de banda que inclui guitarra, baixo, bateria, teclas e voz, e outro com 4 workstations de produção de música digital. E ainda adquiriu mais de 20 instrumentos de percussão variados.”

As inscrições podem ser feitas através do e-mail ola@skoola.pt. Também existe um programa de “bolsas para os alunos que não possam pagar os Ciclos ou Bootcamps em que queiram participar”.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos