pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Mário Rainha Campos
Publicado a: 11/05/2021

O piano enquanto instrumento de exploração.

Simão Costa reflecte “sobre a relação contemporânea entre homem e máquina” em novo disco

Texto: ReB Team
Fotografia: Mário Rainha Campos
Publicado a: 11/05/2021

BEAT WITH OUT BYTE – (un)learning Machine é o título do próximo álbum de Simão Costa. O novo trabalho do compositor e pianista lisboeta vai ser editado pela Cipsela Records a 21 de Maio — nesse mesmo dia há uma apresentação ao vivo marcada para o Salão Brazil, em Coimbra, incluído na programação do Jazz ao Centro, e que também terá direito a live streaming.

No sucessor de π_Ano Pre·Cau·Tion Per·Cu·Ssion On Short Circuit, trabalho que saiu em 2014 através da Shhpuma, o escultor sonoro gravou quatro faixas num só take. Em comunicado, esta obra (que está dividida em duas partes) é descrita como “um objeto que cristaliza o profundo conhecimento sobre o piano e propõe uma reflexão sobre a relação contemporânea entre homem e máquina”, acrescentando-se ainda que “todos os sons são acústicos, produzidos a partir de cordas do piano e ímanes colocados sobre elas, e são capturados do ar em vibração”. Um “jogo” em que se desenham “múltiplos pontos de observação minuciosa do instrumento, conciliando novas e velhas formas de excitar cordas de piano”.

O trabalho de Simão Costa “encara o som como material plástico, tangível e físico explorando-o na sua dimensão musical, fenomenológica, percetiva, visual e cultural” e isso tanto pode ser descoberto nos seus concertos (para além de Coimbra, também já há passagem pelo Convento dos Capuchos, na Caparica, no dia 22 de Maio), nas suas instalações e nos seus álbuns.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos