Sexta-feira farta: Novos trabalhos de Flatbush Zombies, Kali Uchis, Cardi B, Dr. Octagon, Ross From Friends e Tom Misch

[FOTO] Direitos Reservados

Chegámos ao final de mais uma semana. Como não podia deixar de ser, a música reina na primeira sexta-feira de Abril, que está repleta de lançamentos preciosos para ajudar a enfrentar a chuva que se faz sentir lá fora.

Os Flatbush Zombies têm mostrado que são para ser levados a sério e Vacation In Hell foi sendo antecipado com vários conteúdos exclusivos do canal que o trio gere no YouTube. Kali Uchis, embora de forma mais espaçada — são três os singles de Isolation que a cantora deu a conhecer desde que iniciou a sua promoção, ainda no decorrer do ano passado – também tem vindo a afirmar a sua visão. E se há mulheres de armas, Cardi B é uma delas. Invasion of Privacy é o seu primeiro álbum mas a rapper do Bronx tem estado a fazer abanar as tabelas musicais, tema atrás de tema.

Kool Keith, DJ Qbert e Dan The Automator formam Dr. Octagon, um projecto com história dentro do hip hop, cujo primeiro disco foi editado há mais de 20 anos — Moosebumps: An Exploration into Modern Day Horripilation assinala o regresso do trio ao activo.

Ross From Friends e Tom Misch dominam a arte das batidas. O primeiro acaba de se estrear pela Brainfeeder e o segundo, além de assegurar a produção do seu disco de estreia, ainda escreve, canta e toca nas suas próprias músicas.

 


[Flatbush Zombies] Vacation In Hell

Segundo álbum para o trio de Flatbush, Brooklyn. Meechy Darko, Zombie Juice e Erick Arc Elliott seguiram viagem para umas férias no inferno. “Headstone” foi o primeiro avanço deste novo projecto, tema que foi apresentado com recurso a videoclipe.

No canal que os Flatbush Zombies têm no YouTube, têm sido vários os conteúdos especiais lançados para ajudar a promover Vacation In Hell. Building a Ladder é o mais urgente desses aditivos, um documentário com 27 minutos que recupera o trajecto que o grupo trilhou até se poder declarar como um dos mais importantes projectos musicais na cultura urbana da costa este norte-americana.

Erick Arc Elliott assina boa parte da produção do disco que foi carimbado pela sua Glorious Dead Recordings. Joey Bada$$, Jadakiss, Denzel Curry ou Bun B são alguns dos convidados chamados a prestar serviço.

 


[Kali Uchis] Isolation

Sabemos à partida que Isolation é um álbum de estreia promissor, depois de Kali Uchis ter assinado um dos temas mais viciantes de 2018. O ano ainda nem vai a meio e “After The Storm” dá todos os indícios de que se vai manter por perto dos nossos ouvidos. Tyler, The Creator, BADBADNOTGOOD e Bootsy Collins assistiram a cantora naquele que foi um dos avanços do seu primeiro disco.

DJ Dahi, Thundercat, Steve Lacy, Sounwave e até os Gorillaz surgem enquanto alguns dos arquitectos responsáveis pelas paisagens sónicas que Isolation nos proporciona. Funk, house, r’n’b e até reggaeton entram nas constas desta mescla de culturas, servidas num prato de boa pop. Cantado em inglês ou espanhol, Jorja Smith, BIA e Raykon completam a lista de convidados na estreia de Kali Uchis.

 


[Cardi B] Invasion of Privacy

Numa época conturbada para os utilizadores da Internet, que frequentemente (não) vêem os seus dados pessoais a circular entre empresas a troco de largas quantias de dinheiro, Cardi B Não tem problemas em afirmar que a sua estreia se trata de uma Invasion of Privacy. Algo que nem espanta assim tanto, dado que o termo “invasão” é algo já recorrente no passado recente da artista norte-americana. As tabelas da Billboard têm sido as mais visadas nas tomadas de posse de Cardi B, que já bateu recordes e superou inúmeros nomes com anos de casa na industria musical.

Na produção de Invasion constam nomes importantes como Southside, Boi-1da, Frank Dukes, DJ Mustard, Benny Blanco ou Murda Beatz. Nas vozes, os convidados a ir de encontro ao chamamento da rapper do Bronx também não ficam atrás dos que lhe criaram as batidas: Migos, 21 Savage, Chance The Rapper, YG, SZA ou Kehlani colaboram com Cardi B.

 


[Dr. Octagon] Moosebumps: An Exploration into Modern Day Horripilation

Kool Keith, DJ Qbert e Dan The Automator são três veteranos que, em 1996, se juntavam pela primeira vez num projecto colaborativo. Dr. Octagonecologyst serviu como álbum de estreia desta máscara de Kool Keith, que não demorou muito a enterrar a personagem por si criada devido a disputas com a sua editora. The Return of Dr. Octagon surgiu em 2006, embora sem o fulgor que o grupo desejava, tendo passado muito despercebido pelo público.

Moosebumps: An Exploration into Modern Day Horripilation marca o reaparecimento de Dr. Octagon, agora com acesso a armas artísticas ainda mais modernas. O disco tem 11 temas e conta com Del the Funky Homosapien e Paul Banks dos Interpol na lista de convidados.

 


[Ross From Friends] Aphelion EP

Com apenas quatro temas, Ross From Friends consegue demonstrar-nos facilmente o porquê de Flying Lotus o ter ido “buscar” para a sua Brainfeeder. Aphelion EP tem melodias gasosas que pairam em torno de construções rítmicas avant-garde, numa interessante mistura entre a visão embaciada do lo-fi e o excesso de brilho do digital.

Felix Weatherall é o britânico que dá vida a Ross From Friends, um nome que demonstra uma forte ligação à cultura norte-americana, por intermédio da popular série dos anos 90. Inspirado pela arte do sampling e pelos esquemas de batidas tipicamente europeus, Felix conta já com seis projectos assinados por si nos últimos dois três anos.

 


[Tom Misch] Geography

Mais do que nunca, Tom Misch está debaixo do radar nacional. O jovem britânico foi confirmado para a edição deste ano do Super Bock Super Rock e acaba de nos oferecer as melhores indicações possíveis com a edição de Geography. Os 13 temas compilados no seu álbum de estreia dão a conhecer um artista completamente corroído pelo acid-jazz, capaz de assinar grooves viciantes e melodias que nos aquecem até nos dias de chuva.

E Tom Misch é o que se pode chamar de “pacote completo”. Além da produção de Geography, o britânico tocou ainda muitos dos instrumentos presentes no disco, tendo ficado também encarregue de escrever as letras que canta — neste capítulo, com uma “ajudinha” dos De La Soul, Loyle Carner, GoldLink e Poppy Ajudha.

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team