[FOTO] Direitos Reservados
O hip hop está em altas nesta sexta-feira farta e as rimas e batidas apresentam-se de todas as formas e feitios. Do mais escurecido canto dos subterrâneos até à zona mais iluminada da superfície onde mora o mainstream, o rap está de boa saúde, recomenda-se e serve para qualquer tipo de ocasião.
Nem só da história vivem os dinossauros: DJ Muggs continua a ir aos treinos e acaba de reunir uma equipa de luxo num novo álbum a solo. Trippie Red é um dos talentos emergentes que merece atenção e Life’s a Trip, o seu álbum de estreia, é mais um passo importante para cimentar o seu estatuto. Shlohmo remisturou versos de Future, Lil Wayne ou Travis Scott em batidas da sua autoria e compilou-as numa mixtape. Ski Mask The Slump God tirou folga, mas mantém-nos entretidos com algum material recuperado dos Archives. O experimentalismo de Jeremiah Jae está de volta num novo LP — o rapper e produtor vestiu a pele de Black Daffi em 17 faixas. A cena de Chicago continua a dar frutos e tobi lou é um dos nomes que se seguem com um novo EP.
[DJ Muggs] Dia Del Asesinato
Com 50 anos de idade, o veterano DJ Muggs atravessa um admirável momento de forma, alimentando constantemente o circuito underground do hip hop com várias colaborações e trabalhos em nome próprio. Dia Del Asesinato é mais um marco importante no catálogo da sua Soul Assassins, que chega cerca de dois meses antes do regresso de Muggs à produção dos Cypress Hill — Elephants on Acid sai no final de Setembro. Nova e velha escola de poetas alternativos fazem fila para rimar em beats de um dos mestres ainda em actividade: MF DOOM, Kool G Rap, Raekwon, Freddie Gibbs, Meyhem Lauren e Mach-Hommy estão entre os convidados de Dia Del Asesinato.
[Trippie Redd] Life’s a Trip
Life’s a Trip era um dos trabalhos mais aguardados de 2018. O artista de Canton, Ohio, tem dado boas indicações nas inúmeras colaborações que vai somando e nos projectos que soltou antes do álbum “a sério”. Tudo motivos que levaram a XXL a incluí-lo na sua lista anual de caloiros. Travis Scott, Young Thug e Diplo também deram o seu voto de confiança ao newcomer, colaborando em Life’s a Trip. Nas batidas, Murda Beatz, Wheezy, e Honorable C.N.O.T.E. são alguns dos nomes creditados.
[Shlohmo] For Tha Summer Vol. XXVIII
Shlohmo voltou a unir esforços com a Sneeze Magazine para oferecer um novo volume na série de mixtapes For Tha Summer, que veio acompanhado de um trabalho de vídeo realizado por Bryant Rutledge. O produtor assina oito remisturas para temas de Future, Lil Wayne, Travis Scott ou Big L e leva-nos de volta a um daqueles dias calorosos com grelhados à mistura. Na descrição de For Tha Summer Vol. XXVIII, um aviso: “o álbum a sério está a caminho”. Promissor.
[Ski Mask The Slump God] Archives
Apesar de ter ficado na sombra de XXXTENTACION durante algum tempo, Ski Mask The Slump God tem criado material que serve de garantia para o presente e futuro. Archives, por exemplo, é um conjunto de temas que sobraram de outros projectos. Nos últimos tempos, o rapper de Broward County, Flórida, trabalhou com Timbaland e editou Beware The Book Of Eli, a sua terceira mixtape.
[Jeremiah Jae] Daffi
Foi há um ano que Jeremiah Jae anunciou Daffi, um novo trabalho em que o rapper e produtor interpreta uma nova persona. Embora o LP se tenha atrasado consideravelmente, Jeremiah disponibilizou When Daffi Attacks no seu Bandcamp na recta final do ano passado, uma espécie de prelúdio para o disco que acaba de sair e que conta com participações de Busdriver, Oliver The 2nd ou Koreatown Oddity.
[tobi lou] tobi lou and the Juice
Da mesma escola que formou artistas como Chance The Rapper, Smino ou Noname, tobi lou é outro dos nomes em ascensão na cena de Chicago. O rapper e produtor editou hoje o terceiro EP — 2018 está a ser o ano mais produtivo da sua carreira. tobi lou and the Juice conta com DJ Pharris, Galimatias e zack villere como convidados.