pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 23/09/2022

Pensamentos com valor.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de The Comet Is Coming, Makaya McCraven, Extrazen, Deize Tigrona ou Vieux Farka Touré & Khruangbin

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 23/09/2022

Dos Estados Unidos da América ao Mali (com paragens em Portugal, Reino Unido e Brasil), os seis discos desta semana são muito diferentes entre si, mas todos igualmente recompensadores quando se arrisca ouvi-los na íntegra. Os tempos que vivemos não se resumem a um só espaço, realmente: o mundo inteiro é o recreio neste momento.



[The Comet Is Coming] Hyper-Dimensional Expansion Beam

Shabaka, Danalogue e Betamax formam o trio The Comet Is Coming e acabam de apresentar Hyper-Dimensional Expansion Beam, o sucessor de Trust in the Lifeforce of the Deep Mystery (2019). Não só de títulos longos se faz a obra da banda: o embate com a parede de som construída a seis mãos estende-se para lá do fim das faixas. Jazz que não se fecha e que não se cansa de expandir.



[Makaya McCraven] In These Times

Que tempos são estes? Makaya McCraven dá-nos a sua versão da história em In These Times, um lançamento feito em conjunto por três entidades: International Anthem, Nonesuch Recordings e XL Recordings. Não é brincadeira. Junius Paul, Jeff Parker, Brandee Younger, Joel Ross, Marta Sofia Honer, Marquis Hill e Greg Spero são alguns dos músicos ao seu serviço — mais uma vez, *cara séria*.



[Cam’ron & A-Track] U Wasn’t There

Se não estiveste lá, mais vale ficares só a ouvir. Cam’ron (com o selo de aprovação de A-Trak) deixa isso bem assente logo no título do seu novo projecto, U Wasn’t There, chamando nomes como Conway The Machine, Jim Jones ou Styles P nas rimas e Kenny Beats, DJ Khalil ou Just Blaze nos instrumentais para a mensagem ficar o mais clara possível.



[Extrazen] I THINK I THINK TOO MUCH

Francisco Andrade, que é como quem diz Extrazen, estreia-se no formato curta-duração com I THINK I THINK TOO MUCH e muito Kidonov (se já se tinham esquecido dele, talvez seja boa altura para relembrar) nos créditos, mas também YANAGUI, Luar e Lucy Val — todos eles ajudam o jovem artista a imiscuir-se num espectro musical que tanto tem grooves direccionados para pista de dança como profundidade emocional. Promissor.



[Deize Tigrona] Foi Eu Que Fiz

“Ele simboliza uma nova fase na minha carreira, mas tem um gostinho de tudo que trilhei até aqui”. Estas são as palavras de Deize Tigrona sobre Foi Eu Que Fiz, o seu novo álbum. A pioneira do funk brasileiro, que tão bem conhecemos de “Aqui Pra Voces”, tema dos Buraka Som Sistema que entrou em Black Diamond (2009), está de volta com uma abordagem fresca a um território que nunca deixou de ser seu.



[Vieux Farka Touré & Khruangbin] Ali

Ali Farka Touré vive através do seu filho Vieux, um (também) prendado músico que sabe que música é magia e que os Khruangbin são dos mágicos mais poderosos que por aí andam. Ali é a junção do guitarrista do cantor e guitarrista maliano com a banda de Houston, um conjunto de faixas (com cadências de funk, do blues do deserto e traços psicadélicos) que transborda energia positiva e contagiante. Agarrados a isto.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos