pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Kehlani
Publicado a: 28/05/2021

Quando o fumo se desvanece, o que é que fica?

Sexta-feira farta: novos trabalhos de Mustafa, DMX, Torcida Records Club, black midi ou OCENPSIEA

Texto: ReB Team
Fotografia: Kehlani
Publicado a: 28/05/2021

O grande destaque da agenda de lançamentos de hoje pode pertencer a Pedro Mafama e ao seu Por Este Rio Abaixo, e já lhe dedicámos atenção numa entrevista que podem ler aqui, mas, como é óbvio, o resto do mundo não parou para assistir a isso: que o digam os poetas (uns vivos, outros mortos), as bandas inglesas e portuguesas que estão aí a dizer que o jazz é realmente tudo e mais alguma coisa ou uma nova equipa que promete goleadas de cada vez que entra em campo.



[Mustafa] When Smokes Rises

Cantor, escritor, poeta — Mustafa tem usado várias “capas”. Em When Smokes Rises, o seu projecto de estreia a solo, o artista confronta de frente a violência e a morte que o rodeia e dá-lhes a outra “cara”, a da contenção, em vez de desatar a disparar desenfreadamente para todos os lados. Jamie xx, Sampha, James Blake e Frank Dukes são alguns dos nomes que o auxiliam nesta missão de paz.



[DMX] Exodus

DMX deixou-nos em Abril e Exodus, apesar de sair após a sua morte, não é bem um álbum póstumo: na verdade, o disco foi feito na íntegra antes de abandonar este plano, conforme afirmou Swizz Beats numa entrevista que deu ao The New York Times. Nesta carta de despedida, o rapper surge acompanhado por várias lendas como Jay-Z, Nas, The LOX, Lil Wayne ou Snoop Dogg e novos pretendentes ao trono rap como Benny The Butcher, Westside Gunn ou Conway The Machine.



[Torcida Records Club] PELADINHA

Quem tem vontade de jogar uma PELADINHA? A editora lisboeta Torcida Records Club juntou uma equipa de luxo com protagonistas como Pedro da Linha, Progressivu, King Kami, Danykas DJ ou DJ Lycox para criar uma compilação em que se ouve baile funk, afro-house, trap e bass music enquanto se faz a ponte entre Portugal e Brasil. Os mais corajosos podem começar a chegar-se à frente pra jogar contra este “time”.



[black midi] Cavalcade

“As mudanças de acordes estão mais elaboradas, os ritmos estão mais retorcidos, as partes mais bonitas estão ainda mais bonitas, as partes mais pesadas estão ainda mais pesadas”. Esta é uma das partes que retiramos da crítica da Pitchfork ao segundo álbum dos black midi, Cavalcade, disco que sucede a Schlagenheim (2019). E o que é que isso quer dizer? Não sabemos bem, mas podemos começar por atirar que é algo-próximo-de-jazz-progressivo para a conversa. O resto fica para ser decifrado por quem ouve.



[OCENPSIEA] Oceano-Mar

João Nuno, Tomás Alvarenga, Gonçalo Lopes e Francisco Carneiro formam os OCENPSIEA, banda de Braga que acaba de lançar o seu terceiro longa-duração, Oceano-Mar. Com participações de ilustres como PZ, David Bruno ou Gileno Santana, o grupo continua a expandir o seu som a partir do jazz e das suas formas mais modernas. Se ainda não deram o primeiro mergulho do ano, talvez queiram começar por aqui.



[Brain Damage meets Big Youth] Beyond The Blue

Este é o primeiro álbum com material novo do veteraníssimo Big Youth em muitos anos. No entanto, Beyond The Blue, álbum produzido pelo francês Brain Damage, tem uma sombra à sua volta: a morte do engenheiro de som Samuel Clayton Jr. aconteceu depois de contrair COVID-19 na Jamaica e enquanto gravava este disco. Porém, as tormentas já lá vão: agora é hora de descobrir o brilho do sol.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos