pub

Texto: ReB Team
Fotografia: William Reid
Publicado a: 23/08/2024

Sobressai-se a electrónica num dia em que não há falta de rap.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de Mura Masa, Carlito Lagangzz, YANKEMA, Heems e Benny The Butcher

Texto: ReB Team
Fotografia: William Reid
Publicado a: 23/08/2024

Há dias assim. Hoje tivemos direito a discos de rap à fartazana, mas aquele que mais entusiasmo gerou por entre a redacção do Rimas e Batidas foi o que veio assinado por Mura Masa, produtor que tem dado inúmeras cartas em todos os campos possíveis — do underground ao mainstream — e que escolheu o final de Agosto para celebrar a música em contexto de pista de dança com um novo e muito bem conseguido trabalho a solo.

A esta mão-cheia de propostas musicais, juntam-se funk brasileiro, rock alternativo, jazz ou, claro, mais hip hop. Tudo espalhado pelos projectos que nos chegaram rubricados por Liniker (CAJU), MC IG & MC Ryan SP (Bad Boys), Myke Towers (LA PANTERA NEGRA), Fontaines D.C. (Romane), Sofi Tukker (BREAD), Magdalena Bay (Imaginal Disk), Jaeychino (Watch the Throne), Spirit Of The Beehive (You’ll Have To Lose Something), JAY1 (Sorry I’m Late), Nicole Mitchell & Ballaké Sissoko, (Bamako*Chicago Sound System), Cash Cobain (PLAY CASH COBAIN), Fake Fruit (Mucho Mistrust), Young T & Bugsey (Beyond Rea5onable Doubt), JELEEL! (FI DI GYAL DEM!), Luh Tyler (Mr. Skii), Mikayla Geier (here we go again…), MOTHICA (Kissing Death) e Body Meat (Starchris).


[Mura Masa] Curve 1

Foram muitas as peles que vimos Alexander Crossan usar ao longo da última década. Do manifesto punk de “Doorman” (produzido para slowthai) às brilhantinas em fusão pop-electrónica de “Boy’s a liar Pt. 2” (que juntou as vozes de PinkPantheress e Ice Spice), o escultor sonoro que assina como Mura Masa é dos mais camaleónicos da sua geração. O seu novo álbum, Curve 1, vem frisar essa mesma ideia, e nele encontramos uma viagem às profundezas da cena clubbing através de 10 faixas de cariz mais hardcore e sempre a puxar para a pista de dança. Da house ao breakbeat, há toda uma panóplia de interessantes tonalidades para absorver deste sucessor de demon time (2022).


[Carlito Lagangzz] Scary Side

Já saiu há três dias, mas a sua pertinência vale-lhe um destaque nesta compilação de lançamentos de final de semana. Criado na Quinta do Mocho, em Lisboa, Carlito Lagangzz é um dos pioneiros do movimento drill em Portugal e tem estado em constante actividade no acto de servir rimas de gelo no calor das ruas. Com vários singles editados num passado mais recente, regressa aos projectos com este curta-duração Scary Side, onde nos relata mais uma série de episódios da sua vida e estabelece parcerias com outros militantes do underground, como Rafa G ou o brasileiro Thxuzz.


[YANKEMA] EUROTOUR

Keanu Magalhães é YANKEMA, rapper e produtor luso-angolano actualmente radicado no Reino Unido. Apesar de não ser um novato em matéria de edições discográficas (já somou até colaborações com SleepyThePrince e BIG JONY), é ainda um segredo bem guardado dentro do mercado lusófono, e a sua aptidão para o trap pouco condiz com o parco alcance que tem vindo a conseguir. Para que não existam dúvidas sequer, está aí o novo EUROTOUR para comprovar que YANKEMA é um digno herdeiro de gente como T-Rex ou Gson.


[Heems] VEENA

Heems is trying his best.” É desta forma que o rapper de Queens, Nova Iorque, se descreve no seu perfil do Spotify. E apesar de ter estado bastante tempo afastado dos discos — LAFANDAR rompeu este ano com um silêncio editorial que durava desde 2017 —, a afirmação acima assenta que nem uma luva ao renovado percurso que o ponta-de-lança dos Das Racist tem trilhado. A qualidade da sua música atravessa um momento bem interessante e isso vê-se até pelo leque de artistas convidados que consegue reunir nos seus projectos. Se em LAFANDAR o pudemos escutar ao lado de Lee Scott, Your Old Droog ou Kool Keith, em VEENA o nome em maior evidência é o do renomado pianista jazz Vijay Iyer, ele que partilha com Heems a ascendêcia indiana.


[Benny The Butcher] Buffalo Butch, Vol. 1

Não sabemos ao certo se é este o terceiro disco que Benny The Butcher disse ter reservado para 2024 — depois de Everybody Can’t Go e Summertime Butch. Seja de que forma for, uma cosia é certa: está aqui um dos seus maiores flexes deste ano. Buffalo Butch, Vol. 1 consiste em apenas três faixas, mas todas elas com convidados marcantes, a começar por 38 Spesh (com quem tem formado inúmeras boas parcerias ao longo da carreira) e indo até aos incontornáveis Drake e Fabolous, dois gigantes do hip hop de diferentes gerações. O MC que despontou na turma Griselda não pára de subir degraus e brindar ao sucesso sabe melhor quando é feito desta forma.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos