pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 17/09/2021

O ar é para todos.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de Lil Nas X, K, Le Maestro, Moor Mother, Kara Konchar, Micro e Jordan Rakei

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 17/09/2021

Se há um boss final na Internet, esse será certamente Lil Nas X, artista americano que dominou as tácticas modernas de marketing digital para se colocar, com piada e no tom certo, no centro do mundo enquanto se preparava para soltar o seu álbum de estreia. As atenções passarão por aí, principalmente, mas o resto, como já é costume, importa — e muito.

Para além dos seis lançamentos em destaque, a colheita desta semana permite mais algumas entradas de Aires (Chains Of Silver, Chains Of Gold), Mozzy (Untreated Trauma), ZillaKami (DOG BOY), Curren$y & Kino Beats (Matching Rolexes), Lance Skiiiwalker (Tales From The Telescope Chapter 1: Rebirth), Tion Wayne (Green With Envy) e M1llionz (Provisional Licence).



[Lil Nas X] MONTERO

Se tudo correr bem, dentro de poucos dias, Lil Nas X estará a rir-se a caminho do banco. Por enquanto, MONTERO ainda é um cheque colossal: é a crónica de um reinado anunciado, daqueles que não deveriam existir para um tão aparente one hit wonder. E aqui está: dois anos após “Old Town Road”, o rapper e cantor lança o seu primeiro álbum – ou bebé –, já blindado com dois mega-êxitos (“Call Me By Your Name” e “Industry Baby”). É um cheque já com imensa cobertura, convenhamos, mas cada passo que Nas dá tem ar de alto risco e imprevisibilidade, de coragem queer e um ar de gozo imenso. Não é isso que queremos numa estrela pop?



[K, Le Maestro] WHIP MUSIC 

Este é para todos aqueles que amam profundamente a arte do beatmaking. K, Le Maestro acaba de lançar o seu álbum de estreia pela notável Jakarta Records e oferece-nos um conjunto de temas que colam o melhor do r&b e do hip hop deste tempo, mas também das eras consideradas de ouro dos respectivos géneros, entre os finais dos 90s e os inícios dos 2000s. Para o pescoço, para a anca e para os amantes de instrumentais.



[Moor Mother] Black Encyclopedia of the Air

“Essas são as maiores estrelas rock que eu consigo imaginar: árvores e oxigénio”. A poeta Moor Mother dixit, movida a puro ar, esse que é o grande móbil do seu novo disco. Reprime a táctica ofensiva, mais hermética, mais dissonante de álbuns anteriores – numa estratégia para atrair “jovens e mães” à sua música – em favor de algo mais etéreo, se não exactamente leve. Pink Siifu e Nappy Nina são alguns dos convocados para esta metamorfose.



[Kara Konchar] Estige

Miguel Béco é hoje Kara Konchar, e ser Kara Konchar é nunca estacionar numa única paisagem sonora. Não há prolongamento para o som cavernoso e hostil de Goth Partisan neste Estige, cassete editada pela Regulator Records. Trata-se de uma obra orientada para o ambient e o pós-industrial, com feixes de melodia (“Aparelho de Circulação”, com voz do artista Solipso) e um apetite tão pulsátil (“Caronte Carente”) quanto pacífico (“Alcatruz”).



[Micro] Crónicas Microlandesas (Pt.2)

O segundo volume das Crónicas Microlandesas de Nel’Assassin, D-Mars e Sagaz já está disponível e é composto por 10 faixas. Pragga Donzalla (Nigga Poison) e Noise the Wizard são os featurings que encontramos na lista de créditos do novo projecto dos Micro, veterano grupo que parece ainda ter mais umas curvas para fazer no hip hop português.



[Jordan Rakei] What We Call Life

No seu quarto álbum, o terceiro pela Ninja Tune, o multi-instrumentista Jordan Rakei deixa a vulnerabilidade em primeiro plano, mostrando o seu registo mais íntimo até aqui. Estas canções são resultado de dois anos de sessões de terapia, uma maneira positiva de descobrir mais sobre si mesmo e de aprender a expôr-se sem medos. Entre o orgânico e o acústico, o r&b e a soul, Rakei apresenta-se mais uma vez ao mundo. Totalmente exposto.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos