pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados

Sexta-feira farta: novos trabalhos de IAMDDB, Night Lovell, Offset, Gunna, Giggs, Smif-N-Wessun e B. Cool-Aid

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados

Por cá, ProfJam está a representar a nova escola de MCs de forma exímia e o seu fresquíssimo #FFFFFF comprova que Mário Cotrim não é só um nome do “agora”, mas também uma aposta válida para continuar a trilhar os caminhos que nos vão levar ao “amanhã”. Fora de Portugal, as edições coleccionadas no dia de hoje mostram-nos um amplo leque de ofertas musicais que preenchem estes mesmos requisitos.

Por esta altura, IAMDDB é um dos nomes no feminino que já deve ter merecido elevada rotação nos vossos computadores e telemóveis. Podem voltar a repeti-lo com Swervvvvv.5, o seu quinto lançamento num espaço de três anos; Night Lovell representa uma escola mais obscura do liricismo e continua a apostar nas distorções e na fusão com a bass music neste novo Goodnight Lovell; Offset finalmente conseguiu estrear-se a solo, depois da sua música já ter dado inúmeras voltas ao mundo dentro do universo dos Migos; Gunna é protegido de Young Thug e está a dar tudo para que o seu nome seja reconhecido entre os OGs — depois de assinar duas mixtapes e inúmeras colaborações no ano passado, eis que chega hoje o segundo volume de Drip Or Drown; BIG BAD… é o quinto LP de originais de Giggs, que surge cada vez mais descolado do grime para abraçar as tendências dominantes do trap. Os B. Cool-Aid são uma dupla formada por Pink Siifu e Ahwlee e têm em Syrup o seu segundo lançamento de sempre. Os Smif-N-Wessun podem muito bem ser os padrinhos de todo este novo talento, eles que regressaram ao activo para “atacar” as produções de 9th Wonder e a sua The Soul Council neste The All.

Já que é fim-de-semana e podem vir a precisar de reforços musicais para os tempos livres, não deixem de espreitar as mais recentes edições de Kehlani, Benny Sings ou Lil Pump.


[IAMDDB] Swervvvvv.5

Está confirmado: IAMDDB traz música nova para a sua próxima visita a Portugal pela mão do ID, no Estoril. Swervvvvv.5 é o quinto episódio numa série de projectos que a MC/cantora iniciou em 2016, e também é o mais extenso até à data. Entre canções completas e interlúdios, Diana de Brito caminha pelos vários trilhos que o trap oferece aos seus praticantes, dos registos mais sombrios aos mais revitalizantes, pulverizados com samples de soul e jazz.


[Night Lovell] Goodnight Lovell

A pressa é inimiga da perfeição e Night Lovell precisou de manter a cabeça fria para colocar Goodnight Lovell em stand-by, adiando a sua edição para o dia de hoje. O sucessor de Red Teenage Melody tem 18 temas e serve de continuação à sua viagem pelas catacumbas do hip hop carregado de frequências graves. $UICIDEBOY$, Wifisfuneral, Gnar e Lil West são os convidados no disco.


[Offset] Father Of 4

Quem também precisou de manter a cabeça fria foi Offset, o único dos Migos que não lançou um projecto a solo em 2018. Father Of 4 é uma nova extensão à ligação do rapper de Atlanta com a Quality Control Music e conta com uma luxuosa equipa de produção, com Metro Boomin, Southside ou CuBeatz à cabeça. O campo dos convidados também não lhe fica atrás: J. Cole, Travis Scott, Gucci Mane, 21 Savage, Quavo, Gunna e Cardi B estão entre os escolhidos por Offset.


[Gunna] Drip Or Drown 2

À boleia da sua aparição em Father Of 4, Gunna aproveitou também o dia de hoje para nos apresentar um novo capítulo na sua jornada de mixtapes. Drip Or Drown 2 serve de continuação a um projecto editado com o mesmo título em 2017 e tem o carimbo da YSL Records, de Young Thug, que aqui actuou enquanto produtor-executivo e artista convidado. Lil Baby e Playboi Carti também tiveram uma palavra a dizer ao microfone.


[Giggs] BIG BAD…

Depois de ter lançado a mixtape Wamp 2 Dem, em 2017, Giggs está de volta com BIG BAD…, possivelmente o seu álbum mais ambicioso até à data, ao reunir um considerável número de talentos do rap feito em inglês, proveniente de ambas as margens do Atlântico: Jadakiss, French Montana, Lil Yachty, Swizz Beatz, Ghetts ou Wretch 32 estão na lista de convidados do disco editado pela No BS Music, do próprio Giggs.


[Smif-N-Wessun] The All

Tekomin “Tek” Williams e Darrell “Steel” Yates são duas lendas vivas do hip hop de Brooklyn, Nova Iorque, que integraram o Boot Camp Clik, colectivo do qual fizeram parte Buckshot ou o malogrado Sean Price. Juntos formam a dupla Smif-N-Wessun e acabam de editar o seu primeiro álbum desde Monumental, projecto que os levou a “cuspir” sobre batidas do também lendário Pete Rock. Em The All, é 9th Wonder quem assume a batuta na concepção dos instrumentais, com ajuda da sua The Soul Council. Rick Ross, Rapsody e Musiq Soulchild são alguns dos convidados registados no disco.


[B. Cool-Aid] Syrup

Para os mais atentos aos revolucionários talentos emergentes no Bandcamp, o nome Pink Siifu certamente que já surgiu durante um diggin’ na plataforma. Depois de editar o LP ensley, em Julho passado, e o curta-duração im still., na recta final de 2018, o rapper da costa oeste norte-americana voltou a unir esforços com o produtor Ahwlee na dupla B. Cool-Aid, que se estreou em 2017 com o álbum BRWN. Syrup é o sucessor do LP.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos