Sexta-feira farta: novos trabalhos de Future, Tyga, Casey Veggies, Tee Grizzley e Daringer

[FOTO] Direitos Reservados

Podem mandar vir o fim-de-semana prolongado: há cinco discos editados durante o dia de hoje que merecem escutas de atenção redobrada, que explicam bem o contraste, rico em sons, que difere o mainstream do alternativo. 

Future arrancou 2019 com The WIZRD e não permitiu que os seus seguidores esperassem muito mais por novidades — SAVE ME é um curta-duração de sete faixas. O nome Tyga também move massas e, em vésperas da sua viagem a Portugal, nada melhor do receber a notícia da chegada de um álbum novo.

Perfurando as camadas mais interiores do hip hop temos Casey Veggies e Tee Grizzley, cujos discos são a antítese um do outro nas sonoridades em que o trap se pode manifestar. Mas o nome mais obscuro de todos será certamente o de Daringer, produtor que tem ditado as suas próprias regras no universo do boom bap e serve com distinção os MCs da Griselda Records, que hoje ganhou uma entrada na série Baker’s Dozen.


[Future] SAVE ME

A táctica, cada vez mais usual no mundo das artes, dava a entender que algo se ia passar: Future limpou por completo o seu perfil no Instagram, deixando apenas três demonstrações de temas inéditos e algumas fotografias, entre elas uma capa a apontar para algo entitulado como SAVE ME. O EP chega-nos meio ano após a edição de The WIZRD, o mais recente longa-duração do astro de Atlanta, e vem solidificar o bom momento de forma Future atravessa. Só em 2018 foi curador da banda sonora de Superfly, e colaborou com Zaytoven e Juice WRLD nos projectos Beastmode 2 e WRLD On Drugs, respectivamente.


[Tyga] Legendary

Michael Ray Nguyen-Stevenson já tem passagem assegurada para Portugal e apresenta-se daqui a exactamente um mês na Figueira da Foz, a convite do RFM Somnii. Para impulsionar ainda mais a sua digressão, Tyga acaba de carimbar Legendary, o álbum que sucede a Kyoto, editado no ano passado. Antecipado por temas como “Taste”, “Goddamn” ou “Haute”, o disco alberga 14 faixas no total, com Offset, Lil Wayne, J Balvin, Gunna ou Chris Brown entre os convidados.


[Casey Veggies] Organic

Os primeiros passos de Casey Veggies estão ligados com o aparecimento e sucessiva escalada dos Odd Future a fenómeno da Internet. O rapper de Inglewood, Califórnia, abandonou cedo o colectivo liderado por Tyler, The Creator para se focar no seu próprio trajecto, tendo pelo caminho colaborado com Earl Sweatshirt, Mac Miller, Freddie Gibbs ou, claro, o próprio Tyler. Após a edição de várias mixtapes, foi em 2015 que se mostrou ao mundo com Live & Grow, o álbum de estreia que hoje encontra em Organic o seu sucessor. No novo LP, Casey conta com The Game, BJ the Chicago Kid, YG ou E-40 na lista de colaboradores.


[Tee Grizzley] Scriptures

Uma escalada a todo o vapor. Tee Grizzley estreou-se com o single “First Day Out”, em 2016, e rapidamente chamou a atenção da 300 Entertainment, label que convocou o artista a fazer parte do seu alinhamento, onde já residem nomes como Young Thug, Gunna, Rejjie Snow ou Fetty Wap. Lançado no ano passado, Activated foi o álbum de estreia do rapper de Detroit, hoje sucedido por Scriptures, um disco que conta com produção executiva do super-produtor Timbaland. A Boogie Wit Da Hoodie e YNW Melly são os únicos convidados recrutados para o LP.


[Daringer] Baker’s Dozen

Foi há três anos atrás que Dibia$e assinou o primeiro episódio de Baker’s Dozen, uma série curada pela Fat Beats com vista a dar destaque aos produtores que têm vindo a conseguir criar um registo de beats inovador e singular. Seguiram-se nomes como Daedelus, Ras G, Marco Polo, Elaquent ou Exile e a eles junta-se hoje Daringer, que assina a 11ª entrada na série. O produtor de Buffalo é o artesão de serviço na hora de Conway ou Westside Gunn requisitarem novos instrumentais, beatmaker in-house da Griselda Records e um dos principais responsáveis pela revolução sónica que o boom bap atravessa.

ReB Team

ReB Team

Facebook.com/rimasebatidas
Twitter: @rimasebatidas
Instagram: @rimasebatidas
SoundCloud.com/rimasebatidas
YouTube.com/c/rimasebatidas
Mixcloud.com/rimasebatidas
ReB Team