pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Freshmadeit
Publicado a: 09/01/2026

Recomeça a colheita.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de French Montana & Max B, SAULT ou Tha God Fahim & Nicholas Craven

Texto: ReB Team
Fotografia: Freshmadeit
Publicado a: 09/01/2026

Após três semanas brandas ao nível dos lançamentos musicais, com pouco ou quase nada a reportar devido à época festiva, o ritmo volta a subir ao final da segunda semana de 2026. O hip hop é o género em maior destaque por entre a selecção de quatro discos que a equipa do Rimas e Batidas seleccionou para hoje, havendo ainda outras opções no cardápio que podem explorar por vocês mesmos: Robert Stillman (10,000 Rivers), Fashawn & Sir Veterano (All Hail the King 2), Dry Cleaning (Secret Love), Pullman (III) e Diplo (d00mscrvll) também editaram novos trabalhos.


[French Montana & Max B] Coke Wave 3.5: Narcos

Coke Wave 3.5: Narcos marca a reunião de French Montana e Max B numa mixtape, após mais de uma década desde os primeiros volumes da série que ajudou a definir a estética wavy do rap de rua de Nova Iorque, combinando a nostalgia desta dupla carismática com produção contemporânea e uma química renovada entre os dois artistas, que estiveram vários anos sem colaborar devido ao encarceramento de Max B entre 2009 e 2025. Com pouco mais de uma hora de duração, o projecto mistura temas de superação, luxo e vida de rua, com versos sustentados por batidas de nomes como Harry Fraud, Metro Boomin, DJ Clue, J.U.S.T.I.C.E. League e Murda Beatz. Com uma voz ainda mais crua depois de 16 anos de prisão, o estilo em bruto de Max B contracena com os versos polidos e cheios de confiança de French Montana, que ascendeu ao mainstream na década transacta graças a álbuns como Excuse My French e Jungle Rules.


[SAULT] Chapter 1

Novamente sem aviso prévio, os SAULT voltaram às edições com Chapter 1. Entre malhas de rock and roll à moda antiga, lágrimas de blues, suores funk e a habitual renovada visão jazzística do grupo em que militam o produtor Inflo e a sua mulher Cleo Sol, o sucessor de 10 (2025) soa mais espiritual do que os registos anteriores e conta com a adição de duas importantes peças ao processo de criação dos temas: Jimmy Jam e Terry Lewis, dupla que trabalhou em êxitos de gente como Michael Jackson, Janet Jackson, Boyz II Men ou Usher, foram os produtores escolhidos para guiar a banda no caminho para este Chapter 1.


[Tha God Fahim & Nicholas Craven] Ultimate Dump Gawd 2

Tha God Fahim e Nicholas Craven têm trilhado um percurso conjunto marcado por hiper-produtividade, consistência estética e uma ética profundamente underground, construindo ao longo dos últimos anos uma discografia densa onde o rap sujo de Fahim encontra a luxuosa e cinematográfica fusão de jazz e soul típica das produções de Craven. Já lá vão mais de uma dezena de registos a sair da fábrica artesanal deste par, alguns deles editados avulso, outros, como este novo Ultimate Dump Gawd 2, a integrarem séries que buscam um certo culto e continuidade. O rapper e o produtor dão prioridade a um fluxo criativo contínuo, à independência total e a uma espécie de mitologia própria, o que os consolidou como uma das parcerias mais prolíficas e respeitadas do rap underground contemporâneo no pós-Griselda.


[Chippie & K.Otic] Valores

Apesar do “COMEBACK” em 2022, Chippie tem estado low-profile nos últimos tempos a preparar um projecto de maiores dimensões com o produtor K.Otic. Valores é o primeiro EP do rapper que foi coleccionando alguma fama em singles avulsos como “Vidro”, “Bounce” ou “Bowling” e marca um virar de página no seu caderno de rimas, consequência da maturidade que alcançou e que agora lhe permite focar em temáticas mais profundas e pessoais.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos