pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Marta Pina
Publicado a: 11/02/2022

Bate e bate até que fura.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de DJ Nigga Fox, Bandua, y.azz, $NOT, Mary J. Blige e Shamir

Texto: ReB Team
Fotografia: Marta Pina
Publicado a: 11/02/2022

Um Portugal feito de música electrónica avançada, abordagens sofisticadas a uma herança que nunca se evapora da memória e r&b sem eufemismos? Estamos cá para isso. Do lado americano, rap desenfreado e fresco, vozes que atravessam gerações e confrontos necessários com velhos costumes que já não servem a actualidade.



[DJ Nigga Fox] Música da Terra 

Desconcertante. No bom sentido, pois claro. A entrada neste Música da Terra é assim, mas tudo o resto também. Cada vez mais confortável a trocar-nos as voltas, DJ Nigga Fox inaugura a agenda de 2022 para a Príncipe Discos e convida apenas DJ Firmeza para acompanhá-lo no sucessor de Cartas Na Manga (2019), que contém quatro faixas que vão, à sua maneira, puxar pelo raver que existe em cada um de nós.



[Bandua] Bandua

Com o selo da Frente Bolivarista, editora sediada na Holanda, Bandua, que é como quem diz Edgar Valente e Tempura, estreiam-se nos álbuns. Da Beira Baixa (na zona raiana), passando por Berlim, a dupla entrega-se a uma estética electro-folclórica que poderá agradar a todos aqueles que já imaginaram a que soaria um cruzamento entre Nicolas Jaar e Criatura.



[y.azz] Heartbreak Mixtapes

São demónios do amor, meu senhor. Este poderia ser um dos desabafos impressos na capa de Heartbreak Mixtapes, o EP de estreia a solo de Mariana Prista, mais conhecida como y.azz. Depois de se abrir o jogo ao lado de b-mywingz em CYCLES, a cantora chama Gui Salgueiro (aka YANAGUI) para dar-lhe as bases instrumentais, deixando-a a divagar sobre corações partidos, relações tóxicas e disfuncionais ou, como descreve a própria, “lavar a roupa suja em público, ou uma versão disso, mas com um bom propósito”.



[$NOT] Ethereal

Etéreo? Impalpável? Volátil? Ethereal — o título deve-se a “a cada canção pertencer ao seu próprio mundo” — não soa a nenhum dos três, mas dá-nos a sensação que estamos perante um jovem cada vez mais confiante naquilo que faz. A$AP Rocky, Teddi Jones, Trippie Redd, Kevin Abstract, Juicy J e Joey Bada$$ acompanham $NOT neste disco em que o encontramos, como sempre, a divertir-se.



[Mary J. Blige] Good Morning Gorgeous

Bom dia… bem, já é boa tarde, mas a beleza da voz de Mary J. Blige parece não ligar à própria noção de tempo, como prova este Good Morning Gorgeous, 13 canções onde prova que ainda tem muita soul para dar e vender. A diva rodeia-se de Anderson .Paak, Dave East, DJ Khaled, Fivio Foreign e Usher, um elenco exclusivamente masculino, para tirar algumas coisas do coração e colocá-las na mesa.



[Shamir] Heterosexuality

Entre a pop alternativa e o indie rock, Shamir apresenta-nos um trabalho de 10 faixas a que deu o título Heterosexuality. Sete anos depois de explodir com “On The Regular” — e depois de tentar, de forma continuada, afastar-se desse sucesso –, o artista aborda os traumas que advieram do foco mediático na sua identidade quando apareceu. Para ouvir com muita atenção.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos