pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados

Uma mão cheia de diversidade.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de Dave, Juice WRLD, Gangster Doodles, Gesaffelstein e KOKOROKO

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados

Uma mão cheia basta quando se pode ter de tudo um pouco. Da arte e engenho, presente nas rimas de Dave no seu álbum de estreia, à apetência para usar a voz enquanto fonte de melodias no maravilhoso universo de Juice WRLD. Da paisagem industrial e abstracta, que consta nas produções de Gesaffelstein, ao lado mais orgânico e natural que o afrobeat e o jazz ensinaram aos KOKOROKO. E, claro, o poder de persuasão de Gangster Doodles, que conseguiu juntar um admirável leque de heróis do circuito independente do hip hop na sua compilação de estreia.


[Dave] PSYCHODRAMA

Depois de ajudar Stormzy no seu álbum de estreia, Fraser T. Smith acompanha agora Dave nos seus primeiros passos a solo, assinando a produção executiva deste PSYCHODRAMA. Apesar de se tratar de um primeiro álbum, o rapper britânico já está habituado a brilhar: “Wanna Know”, tema lançado em 2016, mereceu especial atenção de Drake numa remistura, e “Funky Friday”, disponibilizado em Outubro passado, levou-o ao topo das tabelas de vendas e já soma perto de 100 milhões de visualizações em todas as plataformas de streaming. No disco de apresentação, editado hoje de forma independente, Dave conta com J Hus, Burna Boy e Ruelle como convidados.


[Juice WRLD] Death Race For Love

Ninguém ficou indiferente quando Jarad Higgins surgiu com “Lucid Dreams”, canção rap excepcionalmente melódica que tem “Shape Of My Heart”, de Sting, como base. A criação do tema está creditada a Nick Mira, produtor emergente e co-fundador dos Internet Money, uma turma de beatmakers que promete fazer agitar as águas num futuro bastante próximo. Nick volta a formar parceria com o rapper de Chicago em alguns dos temas deste Death Race For Love, o segundo disco de originais de Juice WRLD. Young Thug, Brent Faiyaz e Clever são os convidados assegurados para o projecto, que tem alguns pesos-pesados na restante ficha técnica: No I.D., Boi-1da, Hit-Boy, Frank Dukes e Cardo asseguram parte das batidas presentes no álbum.


[Gangster Doodles] Gangster Music Vol.1

Sentiam saudades de uma boa curadoria para uma mixtape/compilação? O canadiano Marlon Sassy fez questão de reunir 33 mestres das rimas e das batidas na sua estreia em projectos musicais. E que estreia: Kaytranada, Madlib, Max B, Father, Jonwayne, Blu, Onra, Your Old Droog, Oh No, Evidence, Jeremiah Jae ou Mndsgn são alguns entre os mais ilustres.

Sassy é cartoonista, assina como Gangster Doodles e gere uma das páginas do Instagram mais queridas da comunidade hip hop, onde publica rabiscos e algumas peças mais elaboradas, que retratam artistas, atletas e vilões populares dentro da cultura urbana.


[Gesaffelstein] Hyperion

Mike Lévy é um DJ e produtor francês que percorre na sua música os caminhos mais sombrios entre o hip hop e a electrónica. A estreia nos discos aconteceu em 2013, com Aleph, editado através da Parlophone. Seis anos depois, o músico, mais conhecido por Gesaffelstein, regressa aos LPs, depois de ter somado colaborações com The Weeknd, Kanye West, A$AP Rocky ou Boys Noize. Em Hyperion, agora editado pela Columbia Records, podemos ouvir Pharrell Williams, The Weeknd, HAIM, The Hacker e Electric Youth junto do produtor.


[KOKOROKO] KOKOROKO

Os KOKOROKO são um grupo de oito músicos que exploram a ginga do afrobeat a partir de Londres. Sheila Maurice-Grey é a bandleader e faz-se acompanhar por Cassie Kinoshi, Richie SeivWright, Mutale Chashi, Oscar Jerome, Yohan Kebede, Onome Ighamre e Ayo Salawu, tendo Fela Kuti, Ebo Taylor ou Tony Allen entre principais fontes de inspiração. A banda foi apadrinhada por Gilles Peterson na Brownswood Recordings, tendo “Abusey Junction” servido de carta de apresentação do colectivo aquando da edição da compilação We Out Here — o tema faz também parte deste KOKOROKO, o EP de apresentação do grupo que sai com o carimbo da label que tem agitado a cena jazz britânica.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos