Lançaram-se os fogos de artifício e agora apanham-se as canas. Mas o mundo não pára na sua totalidade e há alguns lançamentos musicais a registar ao dia de hoje. A primeira ronda de edições de 2025 é tudo menos farta, mas saltam à vista uma tripla de registos discográficos que por aqui assinalamos já a seguir.
[Boldy James & RichGains] Murder During Traffic
Boldy James começa 2025 da mesma forma que terminou 2024 — a lançar novo material. O rapper de Detroit tinha rubricado The Bricktionary (com Harry Fraud) e Hidden In Plain Sight (com whothehelliscarlo) em Novembro e Dezembro, respectivamente, e faz agora o hat trick ao marcar pontos pelo terceiro mês consecutivo. Os contos inspirados nas ruas voltam a fazer as delícias dos nossos ouvidos em Murder During Traffic, desta vez com RichGains a assumir a produção do disco, que conta ainda com participações de Detroit King Tape, Double Dee ou Street Lord Juan.
[Lil Baby] WHAM
O álbum é de Lil Baby, mas as atenções vão quase todas para Young Thug. É que em WHAM, o mestre volta a surgir ao lado do pupilo em “Dum, Dumb and Dumber”, faixa que também conta com o contributo de Future e que regista os primeiros versos de Thug desde que voltou à liberdade, em Outubro último, após mais de dois anos encarcerado. O som do trap de Atlanta está vivo e de boa saúde e volta a contar com um dos seus principais protagonistas em cena, num longa-duração em que também podemos escutar batidas de Wheezy, Southside ou London on da Track e rimas de Travis Scott, 21 Savage ou Glorilla.
[SaltChunkJerry] Dead Fingers Talk Rap & Dead Fingers Talk Retro
Os apreciadores do hip hop que se move mais à margem têm aqui duas das suas primeiras pérolas deste ano. O auto-proclamado “druida futurista” dos instrumentais de hip hop, SaltChunkJerry, que combina as estéticas do boom bap movido a samples e do rock mais noisy, selou hoje um par de novos projectos. Aquele que, certamente, reunirá um maior entusiasmo é Dead Fingers Talk Rap, uma compilação de 6 faixas em que entram também os versos de ANKHLEJOHN, Rahiem Supreme ou al.divino na equação, mas há ainda mais 9 temas puramente instrumentais para degustar em Dead Fingers Talk Retro.