pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 31/10/2025

Dose expresso.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de Big L, DopeFinest, Saba, keiyaA, Tito, Rodrigo Correia ou Lavoisier

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 31/10/2025

Em contra-relógio para nos conseguirmos desdobrar entre os mais recentes lançamentos e a presente edição do Mucho Flow em Guimarães, voltamos a mais uma sessão da Sexta-feira farta para vos deixar a par do que mais entusiasmante nos tem chegado à redacção no capítulo das edições discográficas. Vai uma corridinha?



O dia 31 de Outubro entra para a história como sendo aquele que vê nascer o primeiro álbum póstumo de Big L desde The Danger Zone, lançado no já longínquo ano de 2011. Harlem’s Finets: Return Of The King é fruto de uma heróica iniciativa de Nas através da sua Mass Appeal, que deu ao mundo a possibilidade de escutar novamente o icónico rapper num trabalho recheado de featurings — de Jay-Z e Joey Bada$$ ao próprio Nas, passando também por Method Man, Joe Budden, Pale Jay ou até mesmo Mac Miller.

A grande onda do hip hop leva-nos a muitas outras praias: desde a costa oeste portuguesa — Big Riders (Nazaré Sessions) é a obra que junta Raze e Ostil World — até ao underground dos DopeFinest (Samsara) e ao rap cor-de-rosa de Tito (hoje durmo melhor). No capítulo das importações, vale a pena atentar nos novos projectos de Saba (C0FFEE!), Knucks (A Fine African Man), Lloyd Banks (HHVI THE SIX OF SWORDS), Westside Gunn (HEELS HAVE EYES 3), DJ Premier & Ransom (The Reinvention), Armani White (There’s a Ghost in My House), Offset (Haunted By Fame), SosMula (KAMP KRYSTL LAKE) e Kodak Black (Just Getting Started).



Noutras frequências, os Lavoisier apostaram numa formação inédita e em poemas de autores como Alice Neto de Sousa, Nástio Mosquito ou Vinicius Terra para dar vida a era com h, enquanto que Rodrigo Correia, multi-instrumentista que tem trabalhado com alguns dos maiores nomes da música nacional, cumpriu com a Promessa de se estrear em nome próprio num luxuoso EP de jazz. A electrónica mais arrojada é hoje representada pelos trabalhos editados por µ-Ziq (1979), Zach Hill & Lucas Abela (Bag of Max Bag of Cass) ou Shlohmo (Repulsor). Já no jazz internacional, todas as atenções vão para Makaya McCraven, que lançou não um, nem dois, mas sim 4 (!) discos de curta-duração de uma só assentada (PopUp Shop, Hidden Out!, The People’s Mixtape & Techno Logic). keiyaA, um dos nomes mais inventivos a operar nos campos da soul, chegou hoje ao segundo LP, hooke’s law, na sua primeira incursão sob a alçada da prestigiada XL Recordings.

O assunto não morre por aqui e esta mais recente edição da Sexta-feira farta sugere-vos ainda as propostas trazidas por Pagão (Pagão), Inês Marques Lucas (trinta), Sevdaliza (HEROINA), Ship Sket (InitiatriX), claire rousay (a little death), Hilary Woods (Night CRIÚ) e Pizza Hotline (DREAM SELECT).


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos