pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 19/04/2024

Prendas antecipadas.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de BbyMutha, Gangrene, Mais Alto!, Cavalier, claire rousay e Blue Lab Beats

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 19/04/2024

O Rimas e Batidas faz 9 anos amanhã, mas a festa arranca já hoje. A partir das 23 horas, podem apanhar-nos em modo DJ set no bar do Bairro Alto O 36, entrando assim no tão aguardado dia 20 de Abril com o pé direito — que é como quem diz, rodeados de boa música e daqueles que acompanham o nosso trabalho. As prendas? Essas chegaram antecipadamente em mais uma sexta-feira frenética recheada de lançamentos discográficos. Há muito hip hop em destaque no dia de hoje, mas não é tudo. De fora destes destaque ficaram Kosmo Da Gun (Esta Não é a Tua História, Mas Podia Ser) e Miguel Carmona (Fora de Horas), cujos novos trabalhos serão abordados de forma mais aprofundada em entrevistas que publicaremos por cá tão brevemente quanto possível.

Vitorino (Não Sei Do Que É Que Se Trata, Mas Não Concordo), cosmic collective, DJ PRAWN & Trey Tarzia (Jellowstoned), Mozzy (CHILDREN OF THE SLUMS), Eyedress (Vampire in Beverly Hills), Salami Rose Joe Louis & Flanafi (Sarah), Bill Frisell (Orchestras (Live)), Alexis Valet (Following the Sun), Tei Shi (Valerie), Lucy Rose (This Ain’t the Way You Go Out), Arthur Melo (Mirantes Emocionais), Cadence Weapon (ROLLERCOASTER), Bless Picasso (Rillest in the Room) e Lord Spikeheart (The Adept) também trouxeram discos para festa.


[BbyMutha] sleep paralysis

Directamente de Chattanooga, Tennessee, BbyMutha traz-nos a grande proposta de alt-rap do dia. A mutante MC norte-americana ainda é um dos segredos mais bem guardados do hip hop, mas tem atraído um palpável culto em torno da sua persona artística. Se ainda não se deixaram embalar pelas suas rimas endiabradas, vale a pena entrar em sleep paralysis e atestar os dotes de BbyMutha sobre batidas de trap ou footwork cedidas por gente como Foisey, Rock Floyd ou Fion Orrell.


[Gangrene] Heads I Win, Tails You Lose

The Alchemist é um dos produtores mais conceituados do hip hop e que volta e meia tem algo a dizer ao microfone; Oh No é irmão de Madlib (com quem forma os The Professionas) e um MC e beatmaker respeitado no circuito underground com vários projectos de considerável impacto debaixo da asa. Os dois formam a dupla Gangrene desde o início da década passada, um projecto de culto que não se atirava aos álbuns há quase 10 anos. O silêncio editorial foi hoje quebrado através deste Heads I Win, Tails You Lose, um LP de 13 faixas repletas de um rap sujo para o qual contribuem ainda convidados como Evidence, Boldy James e ANKHLEJOHN.


[Mais Alto!] Mais Alto!

Afonso Cabral (You Can’t Win, Charlie Brown), Francisca Cortesão (Minta & The Brook Trout), Inês Sousa (Julie & The Carjackers) e Sérgio Nascimento (Sérgio Godinho, Humanos, Cara de Espelho) formam Mais Alto!, um grupo que quer colocar os mais jovens a “refletir sobre o poder da música nas mudanças políticas e sociais.” Influenciados pelo cancioneiro popular e tradicional português, chegam ao homónimo Mais Alto! numa altura em que se avizinham as grandes comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, época mais do que ideal para expressar os seus ideais de democracia e liberdade. O disco (que também tem um livro associado) sai antes dos próximos concertos da banda, marcados Vila Real de Santo António e Lisboa.


[Cavalier] Different Type Time

Com 10 anos de carreira, Cavalier ainda não é dos nomes mais conhecidos entre a massa adepta, mas quem já se cruzou com os seus versos sabe bem do seu valor, e isso aplica-se também aos seus pares. Este rapper de Nova Orleães, actualmente sediado em Brooklyn, tem vindo a contracenar com Quelle Chris ou Armanda Hammer e recebeu recentemente alguns elogios vindos de Earl Sweatshirt. Agora a militar na Backwoodz Studioz de billy woods, Cavalier lança o álbum Different Type Time, um trabalho de rap denso que merece uma escuta tão atenta quanto possível para decifrar as suas inúmeras camadas.


[Mez] The Loading EP

Mez estreia-se em grande estilo com um trabalho de curta-duração. O MC da Carolina do Norte recebeu um voto de confiança da Mass Appeal, de Nas, para a edição deste seu The Loading EP, um conjunto de 7 faixas que vão do boom bap ao trap, nas quais Mez exibe uma escrita e flow acima da média e se faz rodear de vários convidados — MAVI, Isaiah Rashad, Leon Bridges, AINt JHN, Childish Major e Kurtis Wells assistem o artista anteriormente conhecido por King Mez.


[claire rousay] sentiment

claire rousay é um nome para seguir com muita atenção nos meandros da pop experimental. Carregado de texturas, colagens sonoras e poemas que têm sabor a apocalipse, sentiment marca o regresso da norte-americana aos LPs e vem selado pela Thrill Jockey Records. Com 10 delicadas canções, que vão do emo à ambient em 37 minutos, está aqui a banda sonora perfeita para as noites de solidão passadas na cama à espera de dias melhores.


[Blue Lab Beats] Blue Eclipse

Dois anos após Motherland Journey, David Mrakpor e Namali Kwaten têm hoje um novo longa-duração para nos mostrar. A dupla que responde por Blue Lab Beats mudou-se da Blue Note Records para a Blue Adventure Records, mantendo o “azul” sempre presente mas com uma ficha técnica ainda mais recheada do que o habitual. Sozinhos apenas na interpretação do tema introdutório do álbum, as restantes 11 faixas mostram que a dupla londrina esteve muito bem acompanhada em estúdio: IDK, Kojey Radical, Jay Prince, Urban Soul Orchestra e Nico Harris são alguns dos muitos artistas que emprestam o seu talento à nova obra de Blue Lab Beats.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos