pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 16/04/2021

Afinar a máquina na altura certa.

Sexta-feira farta: novos trabalhos de Andy Stott, Conway, Young Thug ou Nick Hakim & Roy Nathanson

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 16/04/2021

Entre a Manchester de Andy Stott e a Atlanta de Young Thug existe uma oferta musical que o Rimas e Batidas, a partir de Portugal, pretende mapear. Nas escolhas desta semana, esse mapeamento estende-se até à Nova Iorque (transformada em Gotham) dos clássicos Talib Kweli & Diamond D, de Conway The Machine e Nick Hakim (que se faz acompanhar por Roy Nathanson) e à Londres de AJ Tracey. Muito para calcorrear, por isso metam o calçado adequado.



[Andy Stott] Never The Right Time

É hoje a altura certa para Andy Stott, o músico de Manchester que inventa paisagens electrónicas em tons de cinza. Para acrescentar às gaivotas Hitchcockianas na capa deste seu quinto LP (o primeiro desde Too Many Voices, de 2016), estas canções por vezes lânguidas, por vezes intemperadas — sempre a apontar para as permutações da electrónica britânica — reluzem com a pronúncia de um cristal e arrastam-se com o toque da gravilha.



[Conway The Machine] La Maquina

La Maquina si, não La Maquina de Fiesta. O nova-iorquino Conway The Machine entra no seu novo disco já a triunfar, em consonância com os seus títulos de MC e empreendedor. Colaborações de Ludacris, 2 Chainz, Benny the Butcher, JID, Jae Skeese e mais num disco tipicamente competente de um dos três grandes da Griselda Records.



[Young Thug] Slime Language 2

Há muito que Young Thug criou a sua própria linguagem, por isso não é de admirar que continue a desenvolvê-la da forma que bem lhe apetece. No segundo volume de Slime Language, Thugger surge igual a si mesmo: livre, solto e incontrolável a abordar cada instrumental que lhe aparece à frente. E sempre acompanhado.



[AJ Tracey] Flu Game

O segundo álbum de AJ Tracey é uma longa declaração de amor ao basquetebol, como se pode conferir nos títulos de praticamente todas as faixas, mas é também uma referência a um jogo memorável de Michael Jordan em 1997. NAV, Digga D, T-Pain e Kehlani são algumas das estrelas que o acompanham no sucessor do disco homónimo lançado em 2019.



[Gotham] Gotham 

A cidade imaginária é o pano de fundo para um encontro entre Talib Kweli e Diamond D, dois veteranos nova-iorquinos (ou filhos de Gotham) que continuam a dar pérolas à cultura hip hop. Combater os filtros mais plásticos com as forças sombrias e eficazes do underground é a missão desta dupla…



[Nick Hakim & Roy Nathanson] Small Things

Small Things, disco em que o músico Nick Hakim e o veterano saxofonista Roy Nathanson unem esforços, é a resposta a uma feliz coincidência: o facto de ambos terem sido chamados para a órbita dos Onyx Collective, em disco e em concerto. Isaiah Barr, desse prolífico colectivo, é o produtor-executivo deste álbum, que, na verdade, nasce não da música, mas da poesia. Os primeiros acordes vieram no momento em que Nathanson leu versos de Hakim — o resto são detalhes e pequenas coisas, no meio de uma proveitosa viagem jazzística.

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos