Muito material desafiante na fornada desta semana: a América e os seus vários tipos de rap, o jazz britânico e as suas formas mais fascinantes ou a resposta (?) portuguesa a Antidawn. E ainda há outros lançamentos de Fatlip & Blu (Live From the End of the World, Vol. 1), MC Eiht (Revolution In Progress), Tigran Hamasyan (StandArt), Toro y Moi (MAHAL) e Pierre Kwenders (José Louis And The Paradox Of Love).
[Action Bronson] Cocodrillo Turbo
Daringer, Alchemist, Roc Marciano, Conway The Machine e Meyhem Lauren são alguns dos nomes que contribuem para Cocodrillo Turbo, o mais recente longa-duração de Action Bronson. Tal como na cozinha, o rapper, produtor e chef escolhe o que usa (e como usa) com perspicácia e bom gosto. Das boas rimas e batidas nova-iorquinas com as narrativas mais periclitantes…
[Future] I NEVER LIKED YOU
A GQ escrevia recentemente que Future era o melhor rapper vivo. Isso provocou reacções de desagrado por parte de muitos, mas, do outro lado da barricada, outros defendiam afincadamente que Nayvadius Wilburn era merecedor desse título. Escolha-se o lado que se escolher, há algo inegável: a influência e o impacto do artista de Atlanta. O novo álbum, I NEVER LIKED YOU, vem, mais do que ajudar a justificar argumentos, adicionar outro projecto ao seu já extenso catálogo.
[Ondness] Megadawn
Os confusos e atribulados tempos que vivemos mereciam uma banda sonora assim. Ondness, que também é Serpente, continua a construção da sua linguagem particular e fracturada em Megadawn, o seu mais recente lançamento pela Holuzam. O sucessor espiritual de Not Really Now Not Any More (2019) já está aí.
[Ebi Soda] Honk If You’re Sad
Apenas um featuring, Yazz Ahmed, e isso diz-nos tudo aquilo que precisamos de saber. Em Honk If You’re Sad, o quinteto Ebi Soda dá, a partir de Brighton, o seu contributo para a sempre efervescente cena jazz britânica. Trap, drill, dub ou pós-punk num caldeirão de elementos que levam o importante filtro das notas azuis.
[Kehlani] blue water road
Já tinham saudades de Kehlani? Provavelmente sim, mesmo que tenha lançado It Was Good Until It Wasn’t, o antecessor de blue water road, há apenas dois anos. Blxst, Syd, Justin Bieber, Jessie Reyez, Thundercat e Ambré acompanham-na nesta viagem por uma estrada que, como sempre, é feita de canções r&b.
[Kelly Lee Owens] LP.8
A que soa o álbum que se pretende colocar entre Throbbing Gristle e Enya? Bem, a resposta mais próxima poderá estar em LP.8, o terceiro álbum de Kelly Lee Owens, que sucede a Inner Song (2020) e conta com a ajuda de Lasse Marhaug, artista avant-noise norueguês. Entre o País de Gales e a Noruega ergueu-se um edifício repleto de sons industriais e etéreos.