No passado dia 30 de Julho, o Senado deu a boa-nova: os Estados Unidos da América vão passar a assinalar oficialmente o Dia de Celebração do Hip Hop (11 de Agosto), o Mês de Reconhecimento do Hip Hop (Agosto) e o Mês da História do Hip Hop (Novembro).
Na resolução que foi aprovada a 29 de Julho são-nos apresentados os motivos por trás da escolha do dia mais importante deste quadro comemorativo, que vão precisamente ao encontro da história do nascimento da cultura. A 11 de Agosto de 1973, DJ Kool Herc e a sua irmã, Cindy Campbell, davam uma festa de regresso às aulas, numa cave situada na 1520 Sedgwick Avenue, no mítico bairro do Bronx, em Nova Iorque. É essa a data que muitos historiadores acreditam ter sido fulcral para o nascimento de uma das culturas mais influente dos últimos anos, e que em 2021 celebra o seu 48º aniversário.
A notícia é uma espécie de cereja no topo do bolo. Só este ano, Nova Iorque declarou o dia 18 de Dezembro como o Dia Earl “DMX” Simmons, poucos meses antes de ter dado o nome do eterno MF DOOM a uma das suas ruas. Também a partir de Nova Iorque, mais precisamente do Bronx, chegou-nos a notícia de que o Museu Universal do Hip Hop está neste momento a ser construído, fruto de um investimento de 349 milhões de dólares e com data de abertura prevista para 2024.