Há um novo supergrupo a representar o lado mais experimental do jazz britânico e tem estreia apadrinhada pela Strut: Bex Burch, Sarathy Korwar, Dan “Danalogue” Leavers, Al MacSween e Tamar Osborn são os Flock, grupo que acaba de se apresentar com o tema “Expand”.
A primeira reunião deste conjunto de músicos — alguns deles bem nossos conhecidos pela militância em projectos como The Comet Is Coming, Colluctor ou Maisha — aconteceu em Londres, no The Fish Factory, no Verão de 2020. Mal se conheciam na altura, mas a vontade de quebrar as barreiras do som quebrou também o gelo nas interacções musicais em animadas sessões de improviso.
“Alguns dos elementos da banda não se conheciam pessoalmente sequer. Nós tocámos virtualmente juntos para o Boiler Room. Por isso, cada momento neste processo é uma jornada rumo ao desconhecido. Isto serve para mostrar que nós nunca estivemos no controlo, mesmo quando pensávamos que estávamos, e ainda assim conseguimos fazer isto. Toda a gente veio, respirou e trouxe o coração, ouvidos, asas e pulmões abertos”, explica Burch.
Além da primeira faixa de sempre do colectivo, “Expand” é também o avanço inaugural do homónimo disco. A edição acontece pela Strut a 20 de Maio, um mês depois do grupo somar as primeiras aparições em palcos de festivais, no Rewired Festival e no BRDCST Festival, dos Países Baixos e Bélgica, respectivamente.