No ano em que o emblemático edifício da Baixa conimbricense em que se situa completa um século de vida, o Salão Brazil aposta forte na promoção e criação musical portuguesa com mais de uma dezena de propostas para o primeiro trimestre de 2026, entre concertos e residências artísticas.
Nos campos da criação, a estação arranca em Janeiro com a primeira etapa do fascinante projecto Rhiza, de Sara Montalvão, David Negrão e Fernando Mota, uma imprevisível colaboração com cientistas do CNC e do MyCoLab da Universidade de Coimbra que promete uma simbiose entre neurociência, ecologia funcional e improvisação musical — o resultado final será apresentado em Julho no Salão Brazil.
Em Fevereiro abrem-se as portas para Embryo, do pianista Luís Figueiredo, que levará a cabo uma gestação musical ao longo de cinco sessões, estendendo o projecto até Julho. A estratégia consiste em Figueiredo encontrar-se em duo, mensalmente, com cinco distintos músicos de jazz, num exercício de intimidade e exploração bilateral. No último semestre do ano, todos os músicos convergirão para uma residência colectiva da qual brotará uma obra orgânica, construída a partir do material desenvolvido nos duos.
Outro ponto alto desta temporada de incubação artística acontece em Março, com a residência das Lantana. O sexteto liderado por Maria do Mar e Maria Radich, e que integra nomes como Helena Espvall e Carla Santana, vai instalar-se no Salão Brazil para ser o coração sonoro de “o.movimento.do.som”, projecto coreográfico da bailarina Mariana Lemos. A residência é ainda acompanhada por um raro e precioso contributo: a escrita reflexiva e documental do músico e pensador Vítor Rua.
Entre estas âncoras laboratoriais, o Salão Brazil preenche o seu calendário com uma miríade de concertos que reflectem a vibrante pluralidade da música portuguesa contemporânea: Timbuktu Itinerante com Sr. Maia (23 de Janeiro), Duques do Precariado (30 de Janeiro), Xauxau dodô (31 de Janeiro), Linda Martini (8 de Fevereiro), Filipe Karlsson (13 de Fevereiro), Timbuktu Ensemble (20 de Março), Mike El Nite (21 de Março) e D’Alva & Rita Onofre (27 de Março) são alguns dos nomes que mais cintilam no cartaz trimestral do Salão Brazil.