pub

R+R=NOW: Robert Glasper reúne as tropas em novo supergrupo

[FOTO] Todd Cooper

Robert Glasper encabeça o novo sexteto R+R=NOW. O supergrupo de jazz apresentou este fim de semana o single de estreia, que pertence ao disco, Collagically Speaking, que se preparam para editar pela Blue Note a 15 de Junho.

 



Ao consagrado pianista junta-se Terrace Martin no sintetizador e no vocoder, ele que soma colaborações de peso, transversais a todo o espectro que a música moderna engloba — DAMN., Laila’s Wisdom ou Double Dutchess têm dedadas suas. Christian Scott aTunde Adjuah fica no comando do trompete — o músico de Nova Orleães editou no ano passado o seu 12º álbum, de uma lista que começou a ganhar forma em 2002. No baixo temos Derrick Hodge, que já assinou dois discos a solo para a Blue Note e faz parte de colectivos de peso como Robert Glasper Experiment, Chris Dave and The Drumhedz ou os Blue Note All-Stars. Justin Tyson ganhou a confiança de Glasper para ingressar no supergrupo como baterista, depois de ter tocado ao lado de Mos Def, Estelle ou Esperanza Spalding. Para fechar as contas, Taylor McFerrin é o multi-instrumentista, filho mais velho de Bobby McFerrin, responsável pelos sintetizadores e pelo beatbox. Taylor já se cruzou com José James ou Amp Fiddler e assina trabalhos em nome próprio pela Brainfeeder, de Flying Lotus.

 



“Change Of Tone” é o primeiro avanço de Collagically Speaking, o disco de estreia da banda que será editado a 15 de Junho. Junto do anúncio, os R+R=NOW — cujo nome se traduz para “Reflect + Respond = Now” — revelaram também as suas primeiras reuniões em palco. A digressão arranca no próximo dia 13 de Maio, no St. Lucia Jazz Festival, e termina apenas em Agosto, com os R+R=NOW a percorrerem vários pontos dos EUA, Europa e Japão.

Collagically Speaking vai contar com participações de Yasiin Bey — aka Mos Def –, Amber Navran, Terry Crews e Amanda Seales. O disco gira em torno do universo free jazz e, de modo a não perder essa orgânica tão característica do género, foi o resultado de 11 gravações feitas num só take.

 


[TRACKLIST]

1 – Change Of Tone
2 – Awake To You
3 – By Design
4 – Resting Warrior
5 – Need You Still
6 – Colors In The Dark
7 – The Night In Question
8 – Reflect Reprise
9 – HER = NOW
10 – Respond
11 – Been On My Mind

[CAPA]

R+R=NOW

pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos