[TEXTO] Rui Miguel Abreu, em Roma [FOTO] Nika Kramer
“É incrível”, garante o b-boy RoxRite, “como a arte parece evoluir todos os anos: a cada novo Red Bull BC One há novos movimentos, novos estilos, novas atitudes. Esta é uma arte em constante evolução”, explica ao Rimas e Batidas o campeão do Red Bull BC One de 2011, norte-americano de São Diego detentor de mais de oito dezenas de importantes títulos.
“Vim até Roma para apoiar companheiros, para chillar, para ver grandes batalhas e claro, para ajudar na apresentação de Renegade Rockers“, explica o b-boy, referindo-se ao primeiro de uma série de pequenos filmes estreada no âmbito da finalíssima romana do BC One.
Em 2011, RoxRite venceu a final que se disputou em Moscovo, na Rússia, onde o nosso enviado especial a Roma, Rui Miguel Abreu, esteve igualmente presente. “Estivemos juntos em Moscovo, é verdade, um dos melhores momentos da minha vida”, confessa o b-boy. E desde então? “Bem, tenho ensinado muito, tenho tentado viver de acordo com os princípios desta cultura, viajado muito e, claro, treinado, para me manter relevante e competitivo. Mas desta vez vim apenas ver o espectáculo”, confessa entre risos.
“Favoritos? A este nível é impossível dizer”, explica RoxRite. “Tudo pode acontecer quando o DJ largar os breaks e os b-boys começarem a dançar. O momento ditará os resultados”.
A transmissão em directo poderá ser acompanhada aqui mesmo no Rimas e Batidas ou em redbullbcone.com/live.
Em representação das cores portuguesas estará Bruce Almighty, b-boy da Momentum Crew do Porto.