pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 23/03/2022

As diferentes formas do jazz contemporâneo em Santa Apolónia.

Rocky Marsiano & Meu Kamba Jazz na primeira sessão Noites Azuis de 2022

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 23/03/2022

A 12 de Maio, às 22h30, no Lux Frágil, em Lisboa, Rocky Marsiano convoca a Meu Kamba Jazz para a quinta sessão da residência Noites Azuis. É, portanto momento, de trazer para o presente o autor de Pyramid Sessions, talvez o primeiro registo hip hop nacional a abordar de forma pensada o universo do jazz, recorrendo tanto a samples como ao contributo de músicos estabelecidos, entre eles Rodrigo Amado.

António Duarte (aka Toni) na percussão afro-latina, Rodrigo Amado no saxofone e Vicente Booth (Mazarin) na guitarra eléctrica acompanharão o membro dos Micro, que ficará responsável pela MPC Live. Ao Rimas e Batidas, o rapper e produtor explica as escolhas para formar este grupo:

“O Rodrigo é O saxofonista de Rocky Marsiano enquanto projecto ao vivo desde o primeiro concerto que demos ainda em 2005 no Clube Mercado. Tocámos muito juntos, eu adoro o som do Rodrigo, o que o seu toque único traz para cada tema. O Toni, que conheço há mais de 25 anos, tem sido o meu percussionista desde que comecei a apresentar Meu Kamba ao vivo ou em DJ set. Como esta nova visão live de RM é de fusão entre o passado (revisitado) jazzy com os ritmos tropicais que têm caracterizado o meu som nos últimos anos, fez todo o sentido convidar este irmão na música e excelente a improvisar. O Vicente foi uma recomendação do Rui Miguel Abreu. Conhecemo-nos apenas através de uma chamada no WhatsApp e o clique foi instantâneo. Eu percebi logo que o Vicente, que é duma geração mais nova, compreendeu o que eu queria. E temos trocado ideias desde então. O som que ele trará a esta formação terá um efeito muito interessante.”

E o que se pode esperar do espectáculo? “Será baseado em improvisação orgânica que vai cobrir os meus beats, quase todos preparados de raiz a pensar neste concerto de estreia.”

Depois de três volumes de Meu Kamba (2014, 2016 e 2018) ou Gingando na MPC (2021), Marsiano faz assim “um regresso às origens jazzy” (enquanto deixa “o calor dos ritmos tropicais bem presente”):

“Ainda é muito cedo para falar no projecto porque esta nova visão musical está pensada para o live e só depois virá um álbum. Tenho bastantes ideias e algumas estão a concretizar-se mas outras estão longe disso. É uma viagem que mal começou. Uma certeza é que será muito mais tocado por músicos que qualquer trabalho anterior. Um regresso ao jazz, mas com outra visão é algo que estava nos meus planos há bastante tempo. Talvez precisei de algo concreto como este concerto para arregaçar as mangas, tirar o pó da agulha e começar a bulir nesses beats.” 

As Notas Azuis de Rui Miguel Abreu começaram por aqui, em rimasebatidas.pt, mas rapidamente passaram para a Antena 3, culminando agora nesta programação regular num das mais importantes espaços culturais nacionais que honra a premissa inicial da rubrica: captar o que de mais vibrante se vai fazendo no jazz (e territórios adjacentes) português.

Os bilhetes para o concerto de Rocky Marsiano & Meu Kamba Jazz já estão à venda.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos