pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Frans Schellekens
Publicado a: 10/12/2021

Crucial.

Robert Shakespeare (de Sly & Robbie) morre aos 68 anos

Texto: ReB Team
Fotografia: Frans Schellekens
Publicado a: 10/12/2021

Deixou-nos um dos mais relevantes baixistas da história: Robert Shakespeare, parte da lendária dupla Sly & Robbie, morre esta quarta-feira, dia 8 de Dezembro. Contava 68 anos.

O dancehall, o dub e o reggae não seriam os mesmos sem o seu contributo e o de Sly Dunbar — o legado que deixam em conjunto espalha-se por quatro décadas diferentes. Na Jamaica, nomes como Peter Tosh, Black Uhuru, Mighty Diamonds, Jimmy Cliff, Gregory Isaacs, Chaka Demus & Pliers ou Shabba Ranks foram servidos por esta equipa de produção; fora do território jamaicano, estrelas internacionais como Grace Jones, Serge Gainsbourg, Joe Cocker, Herbie Hancock, Bob Dylan, Fugees ou Madonna tiveram direito a receber o toque de Midas do duo.

O músico nasceu em Setembro de 1953, cresceu em East Kingston e, depois de começar pela guitarra, virou-se finalmente para o baixo após tornar-se um dos protegidos de Aston “Family Man” Barrett, lendário baixista que fez parte dos Upsetters de Lee Perry e dos Wailers de Bob Marley. O resto é, como bem sabemos, parte importante dos livros: se música jamaicana chegou a todos os partes do mundo (e com estrondo), o devido crédito (também) deve ser atribuído a Robbie Shakespeare.

Para celebrarem a sua obra, fiquem com esta recente selecção dos melhores lançamentos de Sly & Robbie no Bandcamp ou vejam a sua passagem, em 2008, pela Red Bull Music Academy.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos