pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 06/01/2026

A pré-venda já está disponível no Bandcamp.

Rimas e Batidas lança livro para celebrar uma década de história

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 06/01/2026

O Rimas e Batidas vai lançar em breve um livro para celebrar o primeiro capítulo da sua história. Rimas e Batidas: Uma Década de Mudança na Música Portuguesa e Global (2015-2025) assinala os primeiros dez anos de vida da nossa revista digital, recuperando alguns dos melhores textos publicados ao longo deste período, mas apresentando igualmente novas peças — sempre numa lógica de suscitar o pensamento crítico em torno das músicas, dos artistas e dos movimentos culturais que mais nos entusiasmam, bem como documentá-los para memória futura.

Com edição de João Mineiro e design de César Furtado e da Dialogue (entidade que sempre supervisionou a dimensão visual do Rimas e Batidas), o livro inclui textos de Alexandra Oliveira Matos, Alexandre Ribeiro, Diogo Pereira, Eduardo Morais, Filipe Costa, Francisco Couto, Francisco Noronha, Gonçalo Oliveira, Inês Mineiro Abreu, João Mineiro, Kalaf Epalanga, Leonardo Pereira, Luísa Cativo, Manuel Rodrigues, Margarida Valença, Miguel Rocha, Miguel Santos, Milton Gulli, Moisés Regalado, Núria R. Pinto, Paulo Pena, Pedro João Santos, Ricardo Farinha, Ricardo Miguel Vieira, Rita Matias dos Santos, Rui Miguel Abreu, Shirley Van-Dúnem, Sofia Rajado e Vasco Completo. Os prefácios são assinados por Isilda Sanches e por Capicua.

Do hip hop tuga à batida, passando pelos novos fados e pelo jazz moderno, há ensaios, críticas, entrevistas, reportagens e obituários de homenagem para ler na primeira edição física do Rimas e Batidas. Rubricas da casa como Abram alas para… e 7 Dias, 7 Vídeos têm edições especiais para celebrar a década de aniversário, é possível ler uma entrevista com Tozé Brito que discorre sobre o tema da inteligência artificial na música e uma selecção “Por um futuro com memória”, que destaca 10 projectos que marcaram a música nacional na década que passou e que não deveriam ficar esquecidos.

“Num momento em que pensamos no futuro do Rimas e Batidas, em que renovamos o nosso espírito de missão, é importante fazer este balanço”, diz o director e fundador do Rimas e Batidas, Rui Miguel Abreu, que ainda acrescenta: “Para nós, este livro é um primeiro pilar sobre o qual queremos erguer ainda mais ideias, ainda mais trabalho, sempre comprometidos com a ideia de que não há acção sem pensamento, sempre seguros de que olhar criticamente para o que nos rodeia fomenta crescimento. Sem falsas modéstias, e olhando para o trabalho de todas estas cabeças pensantes reunidas neste primeiro volume dos nossos trabalhos, acredito mesmo que o Rimas e Batidas teve um efeito transformador na nossa cena musical, quanto mais não seja por termos apontado a luz do nosso foco para zonas estéticas e para artistas que foram durante muito tempo quase invisíveis”.

A pré-venda já se encontra disponível no Bandcamp, pelo valor de 35 euros.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos