A Wax Poetics, mítica revista americana fundada em Nova Iorque em 2001 por Andre Torres e Brian DiGenti, prepara-se para regressar ao activo, ainda que em moldes bem diferenciados da sua primeira encarnação. Pode dizer-se que a Wax Poetics nasceu como um exercício de jornalismo longform, claramente apoiado numa perspectiva hip hop, olhando para o passado do rock, jazz, funk, soul ou reggae com a mesma curiosidade obsessiva com que os produtores e DJs mergulhavam nas crates que resguardavam o vinil de outras eras, à espera de ser reenquadrado num set ou samplado num novo beat.
E isso permitiu que durante a sua existência, ao longo de cerca de 15 anos e em mais de 60 números publicados, a WaxPo, como era muitas vezes referenciada pelos seus leitores, tivesse dedicado capas a artistas e bandas como Isaac Hayes, Michael Jackson, Sun Ra, Pete Rock, Beastie Boys, David Axelrod, Jungle Brothers, James Brown, Alice Coltrane, Flying Lotus, Herbie Hancock, Madlib ou Bilal, entre tantos outros.
A Wax Poetics tornou-se rapidamente reconhecida graças aos seus artigos de fundo, entrevistas longas e escrita de investigação que soube lançar luz sobre artistas e editoras, estúdios e produtores, designers e outros agentes criativos da história da música negra americana, latina, sul-americana, jamaicana ou europeia. Com um enfoque particular nos discos de vinil (era a isso, aliás, que o seu título se referia), a Wax Poetics era religiosamente coleccionada por amantes de música, mas também DJs, artistas de todo o tipo, editores, etc.
Agora, por impulso de dois fãs de longa data, ambos britânicos mas a viverem em Amesterdão, a revista prepara-se para regressar à vida tendo para isso lançado uma campanha de crowdfunding através da plataforma Kickstarter. Brian DiGenti assumirá a direcção editorial, com vários membros da equipa original, incluindo o primeiro director Andre Torres, a servirem como consultores para o projecto. No manifesto apresentado, a WaxPo propõe-se recuperar o espírito dedicado e inquisitivo original, manifestando-o agora numa plataforma digital que disponibilizará conteúdo escrito, mas também áudio e vídeo, bem como dois números anuais descritos como “heavyweight”, supondo-se, portanto, que se tratarão de edições mais dilatadas em números de páginas.
Para tal, a revista propõe uma série de níveis de apoio, com a Fans Founder Package, que custará 64 euros por ano, a dar acesso ao conteúdo exclusivo, bem como aos dois números anuais impressos em papel. No momento em que escrevemos, a campanha já recolheu cerca de 20 por cento dos fundos que pretende arrecadar, cerca de 100 mil dólares. A recolha de apoiantes para o projecto decorre até ao final do presente mês de Setembro. A revista pretende lançar a sua nova plataforma em Janeiro próximo e prevê para Março o lançamento do seu primeiro número onde serão incluídos os nomes dos financiadores angariados através da presente campanha.
Podem subscrever uma das modalidades de financiamento da Wax Poetics 2.0 aqui.