pub

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 13/03/2025

A tradição celebrada pelo país inteiro.

Ressaca Bailada – Filme Concerto dos Expresso Transatlântico invade as salas de cinema NOS

Texto: ReB Team
Fotografia: Direitos Reservados
Publicado a: 13/03/2025

Dos palcos para o grande ecrã, os Expresso Transatlântico preparam-se para ver a sua Ressaca Bailada – Filme Concerto em exibição nas salas de cinema NOS a partir da próxima semana.

Depois de marcar presença no Doclisboa e no Porto Post Doc, Ressaca Bailada – Filme Concerto chega finalmente à maior fatia do público português. A produção da Hot Chilli Films, realizada por Sebastião Varela, terá uma sessão especial de ante-estreia no dia 19 de Março nos cinemas NOS de várias cidades, incluindo Lisboa, Porto, Coimbra e Faro. No dia seguinte, a longa-metragem entrará em exibição regular em Lisboa (Alvaláxia), Porto (Alameda) e Coimbra (Alma), prometendo transportar o público para um universo onde tradição e inovação colidem num espectáculo visual e sonoro único.



Filmado no espaço 8 Marvila e no Guincho, Ressaca Bailada é uma viagem cinematográfica que desafia os cânones da tradição musical portuguesa. Inspirado pelo espírito irreverente do grupo formado por Sebastião Varela, Gaspar Varela e Rafael Matos, o filme explora a dualidade entre celebração e questionamento, entre o respeito pela herança cultural e a urgência de renovação. Como explica o músico e realizador, a obra procura desmistificar a intocabilidade da tradição, abrindo espaço para novas leituras e interpretações. A presença de Conan Osíris e um luxuoso elenco de actores, que inclui João Cachola, Vicente Wallenstein, Rita Blanco e Laura Dutra, contribui para esta narrativa híbrida, onde a música ao vivo se cruza com segmentos de ficção.

Mais do que um registo de espectáculo ao vivo, Ressaca Bailada reinventa a experiência do filme-concerto, resgatando o imaginário estético dos videoclipes do grupo e ampliando-o numa viagem sensorial e emocional. Numa casa metafórica onde o tempo parece suspenso, as personagens inquietas procuram a sua liberdade, fazendo ecoar dinâmicas contemporâneas de identidade e pertença. Entre guitarras pulsantes e batidas enérgicas, os Expresso Transatlântico convidam o público a entrar nesta “casa” e a dançar com a tradição – sem medo de a desconstruir.

Em Abril do ano passado, o Rimas e Batidas esteve nos bastidores da gravação da longa-metragem e falou com alguns dos seus intervenientes.


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos