[TEXTO] Gonçalo Oliveira [FOTO] Direitos Reservados
Razat é o nome que se segue na lista de lançamentos da Saturate Records. Saturation sai a 27 de Abril e, neste momento, está aberta uma campanha de crowdfunding para financiar a edição em vinil.
Não foi difícil para Razat pensar num conceito para o seu próximo lançamento: “Saturation na Saturate, tinha de ser”, disse em conversa com o Rimas e Batidas. “É um concept EP, todo em torno do processo de saturação e distorção do som. Cada música tem o nome de um tipo de saturação, onde exploro esses efeitos tanto a nível técnico como a nível conceptual.”
Apesar do lado mais tecnicista desta sua próxima edição, Razat não descura na vertente pela qual nos fez apaixonar pela sua música — a pujança dos kicks e o som crocante das tarolas não vão ficar de fora, responsáveis por todo o groove dançável que as suas batidas normalmente imprimem. “A cena é sound design, sem dúvida, mas no fundo são beats e a ideia é terem esse groove. Conceptualmente, distorcer é ‘destruir’ e dar groove é tirar as coisas dos tempos certos, humanizar a batida.”
Razat segue agora o mesmo caminho de outros dois portugueses que fazem parte da sua “família”. DJ Ride e Holly também têm a sua música exposta no catálogo da Saturate, tendo o último colaborado com Razat no primeiro single que o colocou no radar da editora alemã — “Happy Sunshine” saiu há quase um ano.
Mais um motivo para elevar o orgulho da produção nacional que tanto caminho tem desbravado lá fora, nos mais diferentes universos sónicos que a era digital permitiu dar à luz. Razat explica o seu ponto-de-vista sobre esta nova trend das editoras internacionais apostarem no talento português.
“Sei que a malta na Europa e na América tem muita sede de cenas novas e originais que, ao mesmo tempo, tenham impacto no PA e um certo party mojo, por assim dizer. Acho que a cena em Portugal não é diferente — se calhar somos é nós que nos pomos à parte. Na verdade, tanto eu como o Holly ou o Ride só estamos a fazer o que tantos outros fazem por esse mundo fora. Produzir uma cena nossa. Neste momento, a indústria está muito boa para pessoas como eu, que gostam de experimentar e sair da zona de conforto, porque o público está à procura disso mesmo. É uma mais-valia para pessoas como eu, o Ride, o Holly e outros que também se estão a destacar.”
Saturation chega no dia 27 de Abril e há já duas faixas que podem ser ouvidas. “Overdrive” e a remistura de “Fuzz”, por Shield, são aperitivos para nos convencerem a reservar uma cópia em vinil.