pub

Rapumentary: viagem no tempo até 1991 com documentário da MTV

A máquina do tempo já foi inventada e chama-se YouTube: entre tantas preciosidades do passado, pode-se revisitar um documentário de 1991 da série Rockumentary da MTV neste caso apropriadamente rebaptizada como Rapumentary.

Trata-se de um excelente documento com entrevistas reveladoras a pioneiros como Hank Shocklee, produtor da Bomb Squad dos Public Enemy, ou Grandmaster Flash, que dão conta de métodos de trabalho e filosofias estéticas que explicam muito do carácter distintivo do hip hop, ajudando a compreender as raízes da cultura presente.

Com narração de LL Cool J, explica-se no documentário como a música evoluiu de uma arte com bandas em estúdio, para o domínio do DJ, primeiro, e do produtor, mais tarde, com demonstrações de sampling a cargo de gente como Hank Shocklee ou os Digital Underground. Mostra-se igualmente como, no arranque dos anos 90, o hip hop se começava a infiltrar na cultura mainstream, com a sua utilização no universo do cinema ou da publicidade. O crescente papel das melhores na cultura, com grupos como as Salt N’ Pepa, é outra das realidades de 1991 abordadas neste importante retrato do passado.

Visionamento altamente recomendado, pois claro!


pub

Últimos da categoria: Curtas

RBTV

Últimos artigos