Natural do Miratejo, RakimBadu tem sido um dos produtores mais activos nos últimos anos em Portugal, lançando projectos atrás de projectos — seja em nome próprio, na dupla Soul Providers (que forma com Crate Diggs) ou em colaboração com outros artistas. Desta vez, uniu-se à editora Mano a Mano para o segundo volume do EP Relationships.
O primeiro data de 2020 e, nesta fase, Tiago Correia estava mais vocacionado para este espectro da sua obra. “Normalmente sinto-me muito mais inspirado para me exprimir nos meus instrumentais quando estou mais depressivo, o que me levou a criar o projecto Depressions and Headaches; ou quando estou numa fase mais melancólica, nostálgica e talvez romântica, o que me leva para o mundo Relationships. Neste momento da minha vida, ganhou o universo Relationships, e este segundo volume tenta demonstrar seis diferentes tipos de relações”, explica ao Rimas e Batidas.
O processo de construção de instrumentais é constante. À medida que vai fabricando os beats, vão sendo espalhados por diferentes pastas — uma destinada a rappers, outra que aglomera esboços, outra pertencente ao universo de Relationships. “Estes seis instrumentais, que chegaram a ser mais, estavam na pasta Relationships.”
Para este disco de meia-dúzia de faixas, convocou os colaboradores habituais Ray DLC e Camões Preto para participarem no projecto, uma vez que “muitos instrumentais já são feitos a pensar neles”; mas também TNT, um dos responsáveis pela Mano a Mano, que acompanhou o processo criativo; e outro nome ligado à casa, Amaura.
“De vez em quando costumo ir ao estúdio do TNT, mostrar instrumentais, ideias ou só falar… O ‘Flor de Sal’ quase chegou a ser um tema de um futuro projecto dele, mas depois concluímos que fazia sentido entrar neste trabalho. O ‘Filme’ começou por estar decidido ser apenas instrumental, mas aos poucos o TNT foi-lhe dando mais flavour com as suas palavras.”
Para RakimBadu, “fazer música e poder partilhá-la é como um vício”. Por isso, promete mais “lançamentos constantes, seja a solo ou com o Crate Diggs em Soul Providers”.
“Apesar de curto, este trabalho tem muito sentimento, e é muito especial para mim poder ter o carimbo da Mano A Mano. Sinto que é um projecto com mais responsabilidade e profissionalismo, muito graças ao Sickonce, que elevou o projecto com a sua mistura e masterização, e ao Daniel [TNT] pela confiança. É mais um passo nesta estrada do sucesso.”